2022 06 09 Escadaria ECI Passarelas1646

Atendimento gratuito oferece orientações e está disponível para professores, estudantes e servidores da UEM

O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferece suporte técnico para toda a comunidade universitária interessada em oportunidades de estágio, bolsas, intercâmbio, eventos, entre outras atividades, no exterior.

O objetivo do atendimento é fornecer as informações necessárias para que os interessados possam estruturar suas candidaturas caso haja processo seletivo, inclusive recebendo mentoria durante a seleção e realização do seu projeto.

De acordo com a professora Karina Fidanza, responsável pelos atendimentos, o ECI já atendeu mais de 180 alunos e atualmente está dando suporte para 29 estudantes, incluindo pesquisadores da Itália e Guatemala.

Mitacs – Entre agosto e setembro estarão abertas as inscrições para o estágio de curta duração, de 2023, do programa Mitacs Globalink Research Internship, iniciativa de uma organização canadense que oferece estágios para estudantes de diversos países.

A duração será de três meses, com início a partir de maio de 2023. Os estudantes interessados podem se candidatar para participar de projetos de pesquisa em mais de 70 instituições canadenses. Todos os custos do estágio serão pagos pelo Mitacs.

A oportunidade está disponível apenas para estudantes de graduação, que estejam de três até um semestre de sua formatura, ter participado de projeto de pesquisa, extensão, iniciação científica ou programa de educação tutorial (PET).

Podem participar alunos das áreas de agronomia, agronegócio, biotecnologia, saúde, ciência e tecnologia, sistemas de informação, energia e engenharia sustentáveis, cidades inteligentes e transformação digital.

A estudante Patrine Pereira Oliveira, graduanda do curso de História da UEM, está fazendo o estágio pelo programa Mitacs na York University (Universidade de York), na cidade de Toronto, capital da província de Ontario.

WhatsApp Image 2022 06 23 at 19.39.48

Foto de Patrine na fachada da York University

Ela conta que: “O estágio tem me colocado em contato com diversas culturas, oportunidade de aprimorar a língua inglesa e francesa, além do amadurecimento enquanto pesquisadora”.

Oliveira passou pelo suporte técnico oferecido pelo ECI. “O ECI me auxiliou desde o início do processo de candidatura com as dúvidas acerca dos documentos, orientou sobre como proceder na etapa de entrevistas, bem como me deu todo o suporte necessário que eu precisei para dialogar com a Universidade de destino.”

Ela conclui que: “Trago este relato como uma prova de que o sonho de uma mobilidade internacional é totalmente possível, pois a UEM estará preparada para auxiliar e apoiar”.

Serviço – Qualquer estudante, professor, ou servidor, pode requisitar o suporte técnico do ECI. Para isso, basta agendar um atendimento pelo telefone 3011-4441, ou e-mail eci-proj@uem.br.