uem 2

Data limite é 27 de junho e a Comissão Eleitoral, após fazer a apreciação, divulgará a homologação dia 4 de julho

Começou nesta segunda-feira (13) o prazo para a inscrição das chapas interessadas em concorrer às eleições para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em observância com o calendário eleitoral (Resolução nº 002/2022-Conselho Universitário/COU).

A data final para a inscrição é 27 de junho (segunda-feira) e a Comissão Eleitoral, depois de fazer a apreciação das chapas inscritas, vai divulgar a homologação no dia 4 de julho.

Para facilitar a comunicação com a comunidade universitária e, em cumprimento às resoluções 016/2017-COU e 002/2022-COU, que regulamentam o processo eleitoral e definem o calendário das eleições, respectivamente, a Comissão informa que fará a publicação de seus principais atos no site.

Neste site, portanto, é possível encontrar informações importantes sobre as eleições, como o calendário do processo eleitoral, a regulamentação pela UEM, a lista prévia do colégio eleitoral, o contato da Comissão eleitoral, e a possibilidade de se voluntariar para atuar nas eleições, entre outras informações inseridas e atualizadas pela Comissão na medida em que o calendário eleitoral avança (como a lista definitiva de eleitores, a homologação das chapas, a distribuição dos eleitores por seções eleitorais, a informação acerca dos locais e horários de votação, etc).

Entre as publicações já feitas, a Comissão esclarece que a lista prévia do colegiado eleitoral (votantes) tem o objetivo de possibilitar a todas as pessoas a conferência dos nomes nela constantes, de modo a permitir que, mediante solicitação à Comissão, por meio de email (comissaoeleitoral@uem.br), seja possível a atualização e/ou correção da listagem, se for o caso.

É a partir da lista prévia que a Comissão elabora e homologa a lista definitiva de eleitores, conforme o calendário eleitoral. Este cadastro do colégio eleitoral somente poderá ser alterado para excluir as pessoas que deixarem de pertencer à comunidade universitária.

Cabe destacar também que existe a possibilidade de professores, agentes universitários e estudantes se voluntariarem para atuar nas mesas de recepção de votos, preenchendo o formulário próprio, disponível no site. O formulário deverá ser encaminhado para o e-mail “comissaoeleitoral@uem.br”.

A Comissão Eleitoral é presidida pela professora Jacqueline Sophie Perioto Guhur Frascati, do Departamento de Direito Público (DDP) da UEM.

Na avaliação da presidente, a atuação ética da comunidade durante o desenvolvimento do processo eleitoral, em todas as suas fases, é imprescindível para a sua boa consecução, isto é, para o atingimento do resultado eleitoral legítimo. Outras informações sobre o processo eleitoral acerca da sucessão na Reitoria da UEM estão disponíveis no site