CURSOS CERAUP

Aulas do programa extensionista em agricultura urbana e periurbana serão oferecidas em Maringá e Sarandi

O Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (CerAUP) realiza, a partir desta quinta-feira (9), cursos de capacitação para produtores que participam das hortas comunitárias que recebem auxílio do projeto. A primeira apresentação acontece na horta Guaiapó.

Os cursos são voltados para auxiliar no cultivo de alimentos sem uso de agroquímicos e insumos sintéticos, melhorando a qualidade dos produtos e a vida das famílias contempladas nas hortas comunitárias.

As capacitações foram elaboradas pelos bolsistas do CerAUP (foto abaixo) e uma apresentação interna foi realizada no dia 2 de junho. Os assuntos tratados nas hortas de Maringá são: Manejo de Solo; Compostagem; Técnicas de Plantio e Planejamento; Manejo de Plantas Daninhas; Manejo de Pragas e doenças; Preparo de Caldas; Plantas Medicinais; Pós-colheita; e Homeopatia.

BOLSISTA CERAUP CURSO HORTA

Todos os cursos citados serão oferecidos em Maringá, nas hortas dos conjuntos Itatiaia, Ebenezer, Jardim Oásis, Leal Leal, Liberdade, Sopão 1 e 2, Sumaré e Tuiuti. Outros temas serão apresentados nas hortas comunitárias de Sarandi, pelos bolsistas do projeto Universidade Sem Fronteiras (USF/CerAUP), a partir do mês de Julho: Técnicas de Plantio, Planejamento e Manejo do Solo; Compostagem; Diversificação na produção de alimentos; e Fitossanidade.

As datas e locais dos cursos serão divulgados em breve e o cronograma está sujeito à alteração de acordo com as condições climáticas. Os temas dos cursos variam de acordo com as necessidades dos produtores. Para saber mais, acesse o Instagram do projeto: @ceraup.maringa.

Texto produzido em colcaboração com o estagiário do CerAUP João Vitor Valdomiro Rodrigues da Silva, aluno do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.