vitor monthay EkEdHarUPTs unsplash

Evento terá palestras com duas pesquisadoras parceiras da organização, vindas de universidades francesas

Será realizado na próxima quarta-feira, dia 1° de junho o “Seminário da UMDT – Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial”, evento organizado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR).

O evento é gratuito e acontecerá no câmpus da UEM, no Auditório do Bloco G90, às 9h. Para participar é preciso realizar inscrição pela internet, através deste link. Haverá emissão de certificado para aproveitamento de atividade acadêmica complementar para os participantes.

A UMDT é uma proposta de gestão colaborativa para os municípios da região de Maringá, que busca soluções para dinamizar a apropriação e desenvolvimento do território. A fórmula é baseada no modelo de unidades mistas de pesquisa, e o nome “misto” faz referência ao fato de que as instituições constituintes vem de origens distintas, mas trabalham em torno do mesmo objetivo.

O seminário será conduzido pelas professoras francesas Sylvie Lardon, pesquisadora no Institut national de la recherche agronomique (Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica) e AgroParisTech, e Vanessa Iceri, pesquisadora pela Universidade Clermont Auvergne. As pesquisadoras irão debater suas experiências com desenvolvimento territorial. Ambas são parceiras da UMDT.

Durante o evento será debatida a metodologia chamada de “jogo de território”, através da qual busca-se conhecer uma localidade em diferentes perspectivas, políticas, sociais, culturais, bem como as potencialidades de seus atores.