abertura

Professores, alunos e técnicos levaram informações essenciais sobre prevenção, tratamentos e atendimento

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), órgão ligado à Universidade Estadual de Maringá (UEM), fez um enorme sucesso entre as atividades que a instituição de ensino levou para o Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, onde ocorreu a 48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá - Expoingá 2022. Foram onze dias mostrando o que o HUM proporciona para a população da região.

O Hospital esteve presente em dois espaços do Parque, de 5 a 15 de maio. Diversos projetos de extensão do Hospital, alunos do curso de medicina e técnicos comandaram exposições científicas e de outras atividades voltadas para a área da saúde, no Pavilhão Azul.

odonto

Em um resumo, passaram por lá o Banco de Leite, equipes da Dermatologia, do ambulatório de Toxoplasmose, Odontologia, a empresa júnior de Medicina, além de programas de pós-graduação que atuam no Hospital, como o pessoal do Programa de Ciências da Saúde, o Programa de Fisiologia do Exercício, entre tantos outros.

uti hum feira

No Pavilhão Branco, junto à Expociência, o HUM montou dois leitos de UTI com um boneco com capacete de oxigênio e um outro modelo entubado para mostrar as pessoas os benefícios do equipamento desenvolvido por equipes da Universidade. Para explicar a todos o sistema, médicos de UTI do HUM foram até o Pavilhão, e mostraram como salvaram vidas durante a pandemia da Covid-19.

montagem cardio

Houve, também, treinamento para o público em geral sobre manobras de reanimação cardio- pulmonar em bonecos, coordenado pelo professor Carlos Edmundo Fontes Rodrigues, e realizado por alunos de medicina.

Ligas

Outros estudantes e técnicos do ambulatório do Hospital ensinaram às mulheres a fazer o autoexame de mama e a Liga de Pediatria, fez avaliação nutricional e física de crianças. Aliás, várias Ligas estiveram presentes na Feira: a Liga Acadêmica de Cardiologia UEM (LAC), a Liga Acadêmica de infectologia (LAINF), a Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFaC), a Liga Acadêmica de Dermatologia (LAD-UEM), a Liga Acadêmica de Emergências Clínicas (LAEC), a  Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO-UEM), a Liga Acadêmica de Medicina Intensiva e Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia.

exame mama

Destaque, também, para os projetos ligados à saúde bucal, que encantou crianças e esclareceu dúvidas de adolescentes e adultos, não só no Pavilhão Branco como no Azul; da equipe do Heloisa Helena Machado, da Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do HUM, que orientou com a higienização das mãos, e que foi muito concorrido neste quesito!! Atraiu muito o público; e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT); pelo trabalho nobre em educar as pessoas sobre a doação de órgãos.

Houve ainda a participação ativa do Hemocentro na divulgação de sua unidade de coleta externa e na disseminação de informações sobre a captação de doadores de medula.

Força da equipe

avaliação garotada

A superintendente do HUM, Elisabete Kobayashi, destacou que a participação tão importante do HUM na Feira só foi possível pelo empenho da comunidade do Hospital. Ela lembrou da mobilização de Matheus Beltrame, que convocou os Centros Acadêmicos para participar; e da organização e registro do evento feitos pela Heloísa Machado e José Roberto Garcia, todos os dias.

“Agradeço a todos por terem aceito o desafio!! Foram muitos dias de exposição, com horas de dedicação. Não há nada no mundo que pague está dívida que temos com todos! Principalmente, pela felicidade que vimos no rosto de todos ao representar o que há de melhor na área de saúde, de se apresentar ao público, se aproximar da população!  É inacreditável o que recebemos de feedback positivo. Pudemos ver todo o carinho que as pessoas têm pelos profissionais da saúde! Enfim, como resultado destes dias intensos, temos muito o que comemorar pela visibilidade e alcance que a universidade teve junto à população! Agradeço, especialmente, à professora Débora [Sant’Ana], da PEC, por ter nos proporcionado este espaço tão importante para a divulgação de nosso trabalho. E ano que vem tem mais e melhor ainda”, declarou a doutora Elisabete.