2022 05 13 Expoinga Lancamento da UMDT 8025

Projeto reúne entidades parceiras que atuam em conjunto criando estratégias para impulsionar o crescimento regional

Galeria de FotosGaleria de Fotos

Seminário realizado, nesta sexta-feira (13), dentro da programação de eventos técnicos da 48ª Expoingá, marcou o lançamento oficial da Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial, conhecida pela sigla UMDT.

Pioneira no Paraná, a Unidade Mista é fruto da parceria entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), o Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e o Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). As entidades trabalham em conjunto dentro de um objetivo único que é o desenvolvimento socioeconômico da região de abrangência da Amusep. Cada uma dentro da sua área de atuação, somando forças e promovendo ações inovadoras.

2022 05 13 Expoinga Lancamento da UMDT 8147

Mesa-redonda debate qual desenvolvimento territorial sustentável queremos para nossa região

“É uma proposta inédita, que reúne o que cada parceiro tem de melhor para produzir riqueza no território da Amusep, sem desrespeitar as identidades locais”, resume o reitor da UEM, Julio César Damasceno. Ele explica que, inicialmente, o projeto vai buscar soluções para o desenvolvimento do agronegócio, porém a UMDT é uma iniciativa com visão de longo prazo e outros setores também poderão ser contemplados com o tempo.

Embora o lançamento da Unidade Mista tenha ocorrido hoje, a concepção inicial se deu, no final de março de 2019, após uma reunião entre o então presidente da Associação, prefeito de Atalaia, Fábio Fumagalli Vilhena de Paiva; o reitor da UEM, junto com o vice-reitor Ricardo Dias Silva. Desde então, vários pesquisadores estão envolvidos com o projeto e estão trabalhando em diferentes perspectivas de pesquisa e extensão.

Para o prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla, atual presidente da Amusep, o projeto ultrapassa a barreira deste ou daquele mandato, sendo marcado pelo coletivo, dentro de uma política de desenvolvimento territorial. “O importante é cada um dar sua contribuição para que as ações saiam do papel, acreditando que o futuro passa pelas nossas mãos”, afirmou.

Destacando que o DNA que une as entidades na UMDT é o desenvolvimento, o gerente do IDR para a Mesorregião Noroeste do Paraná, José Jaime Lima, falou da importância de pensar em estratégias de crescimento mais abrangentes e que não contemplem apenas um grupo dentro de uma cidade ou um município dentro da região.

Os três participaram da mesa-redonda que debateu “Qual desenvolvimento territorial sustentável queremos para nossa região?”. A mesa teve mediação da professora Sandra Schiavi, que coordena as ações da UMDT na UEM.

Logomarca – Durante o lançamento também foi apresentado a logomarca da Unidade Mista, criado por Elisa Maranho, doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. Segundo ela, a marca sintetiza valores importantes do programa como: concepção complexa de território, espírito de parceria e visão sustentável. O símbolo da árvore é central na marca, por remeter a todos esses valores do projeto. O símbolo vem acompanhado da estilização do elemento humano, que se funde com a ideia do tronco, para reforçar o foco que o programa tem no desenvolvimento da população dentro do território.

Presenças – O evento ainda reuniu prefeitos das cidades da área de abrangência da Amusep e autoridades regionais. Para compor a mesa central (foto de abertura desta matéria) que abriu o lançamento, foram convidados, além de Damasceno e Brambilla, a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, o chefe do Núcleo Regional da Seab, Jucival Pereira de Sá, o deputado estadual Homero Marchese, o diretor de Integração Institucional do IDR, Rafael Fuentes Llanillo.