2022 5 10 HUM Panico

Obras para implantação no HUM são estimadas em quase R$ 30 mil; ação deve aumentar a segurança

Galeria de Fotos

Foi apresentado, no último dia 6, no auditório do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), o projeto de Segurança e Prevenção de Incêndio e Pânico. O investimento para a concretização das obras é estimado em cerca de R$ 30 mil. Durante o lançamento do projeto participaram o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Damasceno, a superintendente do HUM, Elisabete Kobayashi, o prefeito do câmpus da UEM, Carlos Tamanini, a diretora de obras e projetos (DOP), Tânia Verri, e o chefe de gabinete, Alessandro Rocha, além de profissionais da área de saúde.

De acordo com a Diretoria de Obras e Projetos (DOP), da Prefeitura do Câmpus Universitário (PCU), da UEM, atendendo à demanda da superintendência do Hospital Regional Universitário de Maringá (HUM), procedeu o serviço da contratação do projeto de Segurança e Prevenção de Incêndio e Pânico, que visa um conjunto de informações de especificações técnicas, necessárias para a detecção e controle do crescimento do incêndio e sua consequente contenção ou extinção e, também define os espaços e sistemas da edificação para em casos de emergência, como evacuar as pessoas de forma rápida e iniciar o combate ao incêndio. "É um compromisso com a segurança das pessoas diante das edificações", resume a arquiteta e diretora do DOP, Tânia Verri.

O projeto do Hospital Universitário Reginal de Maringá (HUM) foi elaborado pela empresa Infinity Engenharia Ltda, sob a responsabilidade técnica do engenheiro civil, Marcos Antônio Ruiz Filho, após uma licitação pública para essa específica contratação. As diretrizes que nortearam o certame foram orientadas por normativas atualizadas e em conformidade com a segurança que o assunto requer, baseados na Tabela nº 6 do Código e Segurança Contra Incêndio e Pânico (CSCIP) estabelecida por meio do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná.

A superintendente do HUM, Elisabete Kobayashi, agradeceu a construção conjunta de serviços executados durante a pandemia no hospital e que, apesar das limitações, conseguiram a eficiência no trabalho prestado à saúde da comunidade. Sobre o projeto de segurança, ela acredita que "sem dúvida vai fazer a diferença para todos". O reitor da UEM, Júlio Damasceno, justifica que "a segurança na edificação do HUM é fundamental para a consolidação da prestação de qualidade nos serviços de excelência executados no hospital e o preparo para o trabalho das intercorrências".

Segundo o prefeito do campus Carlos Tamanini, durante esse período de inúmeras demandas, apontou o "equacionamento dos desafios", mas acredita que o projeto  de segurança e prevenção de incêndio e pânico seja implementado. A diretora de obras e projeto da DOP/PCU Tânia Verri disse que "esse projeto é significativo, já que o HUM e a UEM, seguramente, incrementam suas instalações e oferecem melhores condições ao público interno e externo que frequenta seus espaços".

Participaram da apresentação os engenheiros da empresa de projetos Marcos Antônio Ruiz Filho e Gustavo Garcia Fazio, que apresentaram as especificações técnicas, a representante da 15a. Regional de Saúde em Maringá, Bruna Milagres Ribeiro, além dos servidores da UEM e HUM, Edson Moribe, Sóstenes Valentim, Daniela Alvares Matsumoto, Eduardo Bergamaschi, Robson Rogers Moreira, Jocimara Costa Mazzola e Celso Nakamura.

Serviço - Projeto de Segurança e Prevenção de Incêndio e Pânico no HUM.

Área total do projeto - 32.003,75m2.

Data da contratação - 19/12/2019.

Pedido de Compra - 90984.

Empenho - 19044160 - FUNSAUDE (fonte 100).

Investimento aproximado -R$ 30 mil .