Agroecologia Audiencia 4 5 2022

Comunidade interna e externa podem participar da Audiência Pública na próxima terça-feira (10), às 19h

O Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (Nads), o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (Profagroec) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e parceiros que compõem o Grupo de Trabalho responsáveis pela construção da Política Institucional de Segurança Alimentar e Nutricional Agroecologia e Economia Solidária  (PSAES)e do Programa Compra Saúde realizam uma Audiência Pública para apresentar e debater o tema na próxima terça-feira (10), às 19h, no Dacese.

A comunidade universitária e pessoas interessadas podem participar da audiência que será presencial. Durante o encontro será discutido também o Programa Compra Saúde que é parte integrante da Política Instituicional e que tem como proposta incentivar a Universidade a realizar compra direta, via Mercado Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) das famílias produtoras de orgânicos da região e do Estado do Paraná.

Segundo o professor voluntário do Profagroec, doutor José Ozinaldo Alves de Sena, coordenador GT Compra Saúde, a proposta de criação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, Agroecologia e Economia Solidária e do Programa Compra Saúde para a UEM, "surgiu no ano de  2016, resultado da articulação do Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (Nads). Em agosto de 2017 é editada uma Portaria da Reitoria da UEM, criando o Grupo de Trabalho para formatação do Programa Compra Saúde que integra a referida política".

O grupo realizou reuniões de trabalhos e audiências públicas até o ano de 2019 para debater junto à comunidade sobre a política e o programa de compra de alimentos orgânicos da agricultura familiar paranaense a fim de atender demandas do Restaurante Univeritário (RU), Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Integrado à UEM e do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM (CAP) que deverá beneficiar, além do câmpus-sede, as extensões da UEM na região. "Essa política resultará um grande impacto sócio-econômico e ambiental na região de influência da UEM", acredita Sena.

Serviço: Audiência Pública PSAES

Data da audiência: 10 de Maio.

Local: Dacese, câmpus sede da UEM.

Horário: ás 19h.

Pauta: apresentação da proposta de Política Institucional de Segurança Alimentar e Nutricional, Agroecologia e Economia Solidária para a UEM; apresentação do Programa Compra Saúde; discussões e debates sobre assuntos gerais da área de alimentos orgânicos paranaenses.

Ministrantes: José Ozinaldo Alves de Sena (Profagroec/UEM e coordenador GT Compra Saúde; Maria Marcelina Millan Rupp (NADS/UEM); Mara Lucy Castilho (UNITRABALHO/DCO/UEM) e Edson Pilati (Fórum Regional Agrotóxicos).

Informações: (44) 3011-5847 e (44) 999242451.