2022 04 29 Colação de Grau EAD0316

Com esses neograduados, agora Universidade Estadual de Maringá (UEM) chega a 77.987 profissionais formados

Galeria de fotos

A colação de grau da Educação a Distância do ano letivo de 2021 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi realizada na última sexta-feira (29) para os formandos dos cursos de graduação em Administração Pública, Ciências Biológicas, Física, História, Letras e Pedagogia EAD. Os neograduados são dos Polos de Apoio Presencial de Assaí, Astorga, Bela Vista do Paraíso, Cianorte, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Diamante do Norte, Engenheiro Beltrão, Flor da Serra do Sul, Goioerê, Ibaiti, Itambé, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Nova Londrina, Nova Santa Rosa, Paranavaí, São João do Ivaí, Sarandi, Tamarana, Ubiratã e Umuarama.

Apesar da cerimônia ter acontecido de forma remota, alguns momentos foram marcantes, como o discurso do orador da turma, João Paulo Ancheski e Silva,  homenageando o colega de turma Osafá Pereira da Silva, que era acadêmico do curso de Letras EAD e infelizmente faleceu em 2020.

O chefe de gabinete da Reitoria, professor Alessandro Santos da Rocha, também fez uma fala emocionado ao contar que a UEM foi a Universidade na qual estudou e que hoje atua com orgulho por fazer parte de uma Instituição sólida, pública e de qualidade e complementou “que possamos ter com esses novos profissionais, uma sociedade mais justa e consoante com o bem”.

Os chefes de centros acadêmicos também participaram da cerimônia deixando mensagens de saudações para os formandos. Pais e familiares, que puderam acompanhar a cerimônia por meio do YouTube da UEM TV, também foram parabenizados pela professora Josimayre Novelli, diretora do Núcleo de Educação a Distância (Nead/UEM). “Todos nós, pais e mães, sabemos da nossa tamanha responsabilidade na arte de educar nossos filhos, então celebrem, pois essa conquista também é de vocês”. A professora também lembrou daqueles que trabalham pela Educação a Distância na UEM, coordenadores de curso, coordenadores de polos, tutores, e a equipe do Nead como um todo, que trabalha com zelo para que os alunos sejam instrumentos de transformação social e humana.

2022 04 29 Colação de Grau EAD0365

Professora Josimayre Novelli, diretora do Nead/UEM, evidencia rankings em que instituição vem se destacando

Outro momento de aproximação entre acadêmicos e Instituição foram as mensagens dos coordenadores de curso no momento da entrega (simbólica) de Diplomas, quando o Cerimonial da UEM chamou o nome de cada aluno. Durante a colação, foram entregues 8 láureas acadêmicas. Do curso de Administração Pública, para os recém-formados: Ana Paula Moreira Lopes, Divina Ferreira da Silva Souza, Igor Bersani Tozzo, Jaqueline Pivetta Felix, João Paulo Pizzini, Angelina Antonia Piva e Juliana Mayumi Ueda. Já da graduação em Ciências Biológicas, para a neograduada Naiara Ronchi.

O coordenador do curso de Ciências Biológicas EAD, professor José Ricardo Penteado Falco foi o Paraninfo escolhido pela turma e homenageado na cerimônia. Falco, que atua na EAD desde a fundação do Nead/UEM, destacou os tempos difíceis que os acadêmicos enfrentaram durante o decorrer do curso. “Vocês que se formam aqui hoje estão preparados para o desafio futuro, foram capazes de adaptação e fizeram parte do que hoje é uma imensa realidade na educação superior brasileira, a Educação a Distância que democratizou o ensino superior no Brasil, chegando a muitos que não tinham acesso à educação com qualidade”.

O professor Ricardo Dias, vice-reitor da UEM, recordou ainda a atuação do professor José Ricardo durante a pandemia, bem como a do Núcleo de Educação a Distância no auxílio da implantação do Ensino Remoto Emergencial, comprovando que o trabalho na Universidade é feito em unidade, superando as dificuldades “porque acreditamos na importância de uma instituição pública como é a Universidade Estadual de Maringá” e por isso, o vice-reitor reiterou que os formandos estão preparados para enfrentar os obstáculos que possam surgir na vida profissional. “Vocês estão se formando em uma das melhores Universidades do País”, destacou o professor.