exposicao codice

Exposição, promovida pelo terceiro ano do curso de Artes Visuais, ficará montada na BCE até dia 17 de maio

A turma do terceiro ano do curso de Artes Visuais, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está promovendo a exposição Quebra Códice. A coordenação do evento é do professor Tadeu dos Santos, do Departamento de Ciências Sociais, da UEM.

“A exposição trata de livros-objetos expostos que se apropriam de uma biblioteca como lugar específico. A produção desses livros teve como ponto de partida discussões informais envolvendo memória, afeto e mapeamento, junto com discussões teóricas a respeito de curadoria e crítica de arte”, explicou Tadeu.

Um dos principais propósitos da exposição é questionar as relações poéticas estabelecidas com os livros, que atravessam os diversos campos em que eles estão inseridos, enquanto códice e objeto.

“Códice-livro corresponde a algo como cânone, com suas folhas costuradas, coladas e feitas para a função de leitura. O nome "Quebra-Códice”, aparece como forma de abalar as estruturas institucionais do livro e da cartografia que está presente nas bibliotecas”, acrescenta o professor Santos.

A exposição ficará até o dia 17 deste mês, na Biblioteca Central dos Estudantes (BCE/UEM).

Texto produzido em colaboração com a estagiária Valéria Quaglio, aluna do curso de Comunicação e Multimeios, da UEM