sheilla holanda

Projeto de extensão Arte e cultura indígena em Mariguã tem a participação do Coletivo Vestindo Cores

Nesta sexta-feira (29), foi aberta a exposição “Krecidade”, no Consulado do Brasil, na Holanda. Uma das atividades da programação é a apresentação de um vídeo que mostra a atuação do projeto de extensão Arte e cultura indígena em Mariguã, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A exposição “Krecidade – Coletivo Kókir de Maringá em Amsterdã”, que acontece até o mês de maio, no Consulado do Brasil, na Holanda, apresenta trabalhos realizados pelo Coletivo Kókir em parceria com artistas indígenas e não indígenas brasileiros.

“O nome da exposição vem da junção entre Kre, uma palavra Kaingang que significa trama ou trançado, com “cidade”, revelando a poética presente na exposição, que abarca as relações interétnicas vivenciadas no contato dos indígenas Guarani e Kaingang com cidades dos Estados do Sul do Brasil”, explica a professora do curso de Artes Visuais da UEM, Sheilla Souza.

O vídeo que será apresentado foi realizado pelo Coletivo Vestindo Cores durante as atividades do projeto de extensão Arte e cultura indígena em Maringá, coordenado por Sheilla Souza e pelo professor de Artes Visuais Tadeu dos Santos Kaingang. A iniciativa conta, ainda, com orientação da professora Rizia Franco, do Departamento de História (DHI/UEM).

imagem lancamento holanda

De acordo com a crítica de arte, Alessandra Simões, que é professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, “Sheilla e Tadeu encontraram o caminho de volta, retornando às trilhas abertas por seus ancestrais Kaingang, e por indígenas de outras etnias da Abya Yala, que participam de suas co-criações. Esta nova história terá em seus compêndios os saberes dos abuelos e abuelas de nossas aldeias. Seu mais novo capítulo versará sobre a ‘re-volta’ daqueles que têm fome de abundância e vida”, finaliza Alessandra.

A exposição conta, ainda, com uma publicação bilíngue (português e inglês), disponível para aquisição neste link.

O evento tem curadoria de Ju Pereira e apoio institucional do Ministério de Relações Exteriores, do Consulado do Brasil na Holanda, da Mesa de Cultura do Conselho de Cidadania dos Países Baixos, do Grupo Cirandar, da Universidade Estadual de Maringá, da Associação indigenista de Maringá e da organização Thydêwá.

Texto produzido em colaboração com a estagiária da PEC/Mudi, Valéria Quaglio, aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM