2022 04 28 Professor visitante Andres carmona Gutierrez Enfermagem e Professor Mayckel da Silva Barreto 7392

Na agenda estão palestras, reuniões, visitas técnicas ao Hospital Universitário e à áreaprimária de saúde

O professor doutor Andrés Antonio Carmona Gutiérrez, da Universidade de Antofagasta (Chile), visita esta semana o Departamento de Enfermagem (DEN) da Universidade Estadual de  Maringá (UEM), por meio de um edital do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) e de uma parceria entre as duas instituições, intermediada pela Rede Zicosur Universitário.

Na agenda, que vai até amanhã (29), há palestras para graduandos e pós-graduandos de Enfermagem, reuniões, visitas técnicas ao Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) e à área primária de saúde (UBS Parigot de Souza), além de ver apresentações de projetos, como do Programa de Educação Tutorial (PET) de Enfermagem da UEM, programado para amanhã (29), às 16h.

Segundo o professor visitante, que chegou no domingo (24) em Maringá, o desenvolvimento em pesquisas na área de Enfermagem da UEM é considerado muito grande se comparado ao Chile. Diz que ficou impressionado com o envolvimento de alunos com a pesquisa desde o 1º ano da graduação. “No Chile, a grade curricular para o início da pesquisa inicia na 4ª série”, comenta.

Na visita ao HUM, Gutiérrez observou a facilidade de acesso e o envolvimento de alunos à prática de Enfermagem e sua inserção à profissão. Expõe que a estrutura e o processo de trabalho são semelhantes ao do seu país.

WhatsApp Image 2022 04 26 at 12.34.28

Palestra de Andrés Gutiérrez no Auditório da Biblioteca Central

Durante sua visita à UEM e nas apresentações de pesquisas desenvolvidas pelos docentes do departamento de Enfermagem, o professor chileno observa que o número de artigos científicos nos últimos cinco anos é maior do que o produzido na Universidade de Antofogasta. “A UEM é uma potência nessa área de publicação”, destaca.

Vale lembrar que a UEM é a 2ª instituição de pesquisa do Paraná com mais artigos publicados, segundo dados da SCiVal/Elsevier e, dentre os 16 pesquisadores da universidade mais citados em publicações de artigos científicos está a professora Sonia Silva Marcon, do DEN, que se destaca na 1ª posição nacional da área de Enfermagem, com 180 artigos à época da análise.

A proposta da vinda de Gutiérrez à UEM foi elaborada pelo professor Mayckel da Silva Barreto (DEN/UEM) e faz parte do processo de internacionalização mais abrangente da instituição, que dentre diversas atividades, possibilita a mobilidade de professores visitantes vinculados a instituições estrangeiras de Ensino e Pesquisa com a UEM, para consolidar áreas, linhas e projetos de pesquisa, além de promover a internacionalização no âmbito da Pós-Graduação.

O professor da UEM acredita que com a vinda de professores internacionais à instituição possa se “concretizar a formação de professores do departamento para o doutorado” por meio do Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter). Para fortalecer ainda mais a internacionalização na UEM, Barreto diz que já está “organizando uma palestra on-line com outro professor da Universidade de Antofagasta, no próximo mês”.

Untitled 1 site

Reunião com professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM