IMG 7336

Reitor assina termo de cooperação técnica em Londrina; pela UEM, projeto será encabeçado por Cianorte (CRC)

Galeria de fotos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) firmou um termo de cooperação técnica com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná) para, inicialmente em 2022 e 2023, estimular e valorizar o trabalho de, aproximadamente, mil agricultores familiares e artesãos envolvidos em turismo rural, agroindústria, cooperativismo e promoção da cidadania. Trata-se de incentivo à criação de novos modelos, por exemplo, de souvenirs, que empreguem cultura, conhecimento tradicional e simbolismo ao mesmo tempo em que haja geração de emprego e renda no campo.

De acordo com Anderson Theodoro, servidor do Câmpus Regional de Cianorte (CRC) e coordenador-adjunto do projeto pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), busca-se aproximar a pesquisa universitária da zona rural. “O turismo tem se apresentado como uma fonte de renda cada vez mais importante para muitas famílias. Prepará-las para as novas tecnologias voltadas à comunicação, à criatividade e ao desenvolvimento das suas potencialidades locais é o papel que a UEM terá”, prospecta o profissional.

IMG 7247

Anderson Theodoro, coordenador-adjunto do projeto pela UEM

Julio César Damasceno, reitor da UEM, enaltece o caráter territorial da ação e a capacidade de apresentação de soluções para alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “O mundo mudou muito e temos aprendido que precisamos encontrar outras formas para tratar o rural, afinal o campo também produz cultura e arte. Que esse projeto nos permita avançar ainda mais, dando dignidade às famílias do campo e fazendo com que o jovem se interesse por assumir a propriedade rural”, destaca Damasceno.

Segundo Theodoro, o coordenador-adjunto pela UEM, “o projeto nasceu dentro das estratégias de turismo desenvolvidas em Cianorte, local onde a UEM tem representação no Conselho Municipal de Turismo”. A assinatura da parceria ocorreu nesta quinta-feira (7), na Via Rural, a fazendinha do Parque de Exposições Governador Ney Braga, durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina 2022). Damasceno assinou o termo de cooperação técnica junto a Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-Paraná, e Aldo Nelson Bona, superintendência geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Estado.

Em Londrina, o reitor esteve acompanhado, além de Theodoro, por Jefferson Botelho Soares, assessor para atividades relacionadas aos Câmpus Regionais, e ‪Silvia Mara Bortoloto Damasceno Barcelos, professora de Moda do CRC. Na cerimônia também estavam presentes demais autoridades.

IMG 7273

Silvia Barcelos, professora de Moda da UEM, graduação oferecida em Cianorte

IMG 7280

Aldo Bona, superintendente da Seti, e Natalino Souza (à direita), diretor-presidente do IDR-Paraná

Andamento do projeto

A UEM fará treinamentos sobre: elaboração de fotografias com finalidade de divulgação de produtos em mídias sociais; identificação e aplicação de identidade no artesanato por meio de técnicas de criatividade; e elaboração de produtos de artesanato, por meio do uso de casulos de seda, com melhoria da qualidade das peças e foco na identidade regional.

Além do mais, haverá identificação de ações de extensão em vigência no Sistema de Gestão de Projetos da UEM e estabelecimento de contato entre as partes para futura assessoria aos envolvidos. Conforme prevê o Plano de Trabalho Integrado, o IDR-Paraná irá: organizar e articular o público-alvo para participação nos eventos de capacitação; definir profissionais internos a serem capacitados pela UEM; inserir os trabalhos no Sistema de Planejamento (Sisater); e divulgar as peças elaboradas.

IMG 7261

Sidney Aurélio Valeriano Ramos, do Turismo Rural do IDR-Paraná

Reportagem atualizada em 07/04/2022 às 17h para inclusão de fotos.