2022 04 01 Convenio Universidade Amiga Justiça Eleitoral 9752 site site site

Parceria garante até 60h extracurriculares aos acadêmicos que se inscreverem como mesários nas próximas eleições

Galeria de Fotos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) acaba de ingressar no programa Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, engrossando a lista de instituições de ensino superior inscritas na iniciativa. Lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), o projeto objetiva estimular os universitários a participarem do processo eleitoral atuando como mesários voluntários nas eleições deste ano. Em contrapartida, o trabalho será registrado como atividade extracurricular.

Nesta sexta-feira (1º), houve a assinatura do termo de adesão ao programa, em uma reunião ocorrida no Gabinete da Reitoria com a presença do vice-reitor, Ricardo Dias Silva, do presidente da Justiça Eleitoral do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, do diretor geral do TRE/PR, Valcir Mombach, além de assessores da presidência do TRE.

O desembargador destacou que além de estimular a atuação voluntária dos universitários o projeto busca construir uma cultura política participativa, despertando nos jovens o sentimento de pertencimento. Renovando a crença na educação como processo transformador, Dias Silva enfatizou a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná um ato em favor da democracia e da cidadania. O projeto engloba várias ações alinhadas neste sentido..

Sexagésima - Com a adesão da UEM o projeto alcança 60 universidades, entre instituições públicas e privadas, de diferentes cidades paranaenses. Vale reforçar que a parceria garante a concessão de até 60h extracurriculares aos acadêmicos que exercerem a função de mesários nas eleições deste ano, caso atuem nos dois turnos do pleito, e de 30h, quando a participação for em um turno somente. Os inscritos receberão treinamento fornecido pela Justiça Eleitoral. As inscrições voluntárias já estão abertas, é só acessar este link.