livrospremios uem 2021 site site site site

Fique por dentro de algumas das muitas realizações de parte da comunidade acadêmica da UEM no mês que passou

Lançamentos de livros

– Título: Cálculo numérico e programação matemática – aplicações. Cupom promocional #calculo20 (20% de desconto; não acumulativo e válido até 30 de abril ou enquanto durarem os estoques).

Autores: Décio Sperandio, ex-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e assessor da Coordenadoria de Ensino Superior da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti); e Luiz Henry Monken e Silva, doutor em Engenharia Mecânica.

Data de lançamento: na manhã de hoje (1º).

Editora: Intersaberes.

Características: 250 páginas; impresso.

Sinopse: Problemas numéricos surgem constantemente, e a falsa ideia de que um software pode resolver todos eles causa uma lacuna conceitual na formação daqueles que trabalham com programação matemática. Por isso, é de extrema importância formar profissionais que detenham conhecimentos relacionados ao cálculo numérico. Diante disso, esta obra aborda diversos métodos clássicos do cálculo numérico, acompanhando-os de exercícios resolvidos, que tratam de problemas complexos recorrentes no cotidiano de áreas que se utilizam desse conhecimento. Assim, permite que o leitor domine o cálculo numérico e seja capaz de propor soluções inovadoras e de relevância tecnológica.

livro decio

– Título: Responsabilidade civil do farmacêutico e dos fornecedores da atividade farmacêutica.

Autores: Marco Antônio Costa (diretor de Ensino de Graduação e professor do Departamento de Farmácia da UEM); Carlos Alexandre Moraes (in memoriam); Lilian Rosana dos Santos Moraes (professora da Universidade UniCesumar); e Ângela Maria Siqueira Oliveira (advogada e servidora administrativa da Farmácia Ensino da UEM).

Data de lançamento: fevereiro.

Editora: CRV. Apoio do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (Iceti).

Características: 234 páginas; impresso e e-book. O livro está baseado no novo Código de Ética Farmacêutica, de setembro de 2021.

Sinopse: O livro oferece ao leitor noções sobre os conceitos jurídicos relacionados à responsabilidade civil e seus elementos caracterizadores, quais sejam, a conduta (ação ou omissão), o dano sofrido pelo paciente e o nexo de causalidade entre eles, bem como define e exemplifica a responsabilidade subjetiva dos profissionais liberais (exige a comprovação da culpa por imperícia, negligência ou imprudência) e a responsabilidade objetiva dos estabelecimentos farmacêuticos prestadores dos serviços (independente de comprovação de culpa). Traz ainda informações sobre a teoria do risco a que se sujeitam as empresas em razão de sua atividade e casos excludentes da responsabilidade civil.

livro marco

Coordenação do Paraná Mais Orgânico

A partir de hoje (1º), Ednaldo Michellon, professor do Departamento de Agronomia (DAG) da UEM, é o coordenador estadual do Programa Paraná Mais Orgânico (PMO), uma política pública de referência nacional que certifica gratuitamente agricultores familiares na produção de orgânicos.

e michellon