sam moqadam 2rrsfMN4hn8 unsplash

Exames serão aplicados amanhã (1), das 8h às 12h, no Bloco 6, ao lado da sede do Diretório Central dos Estudantes

O Ambulatório Médico e de Enfermagem (AMB) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizará amanhã, 1° de abril, testes rápidos para a detecção de HIV, o vírus da Aids, sífilis e hepatites B e C, as quais são infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

O resultado do teste fica pronto em cerca de 15 minutos e é totalmente sigiloso. De acordo com o enfermeiro do Ambulatório de HIV e hepatites virais, Marcelo Silva, as ISTs não são doenças de difícil diagnóstico, mas podem não apresentar sintomas no começo, o que torna importante a detecção precoce da doença para iniciar o tratamento o quanto antes.

Silva conta que a expectativa é aplicar entre 200 e 250 testes. Ele acrescenta que o diagnóstico precoce das ISTs é benéfico para a saúde pública, pois quanto antes começa o tratamento menor é a chance do paciente desenvolver sintomas mais graves, adquirir doenças oportunistas, em especial no caso do HIV, e continuar o ciclo de transmissão. 

Os testes serão realizados em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Qualquer pessoa, da comunidade interna ou externa à universidade, pode fazer os testes.