2d395e86 f380 4f8f bc84 b3ed6fc0c1e4

Sebastião registra dezenas de ações da CAE, durante a pandemia

Está no ar, a partir desta segunda-feira (21), a nova edição do Caderno de Extensão Sebastião - Edição Especial nº 19. O tema é "Coordenadoria de Apoio à Educação Básica - CAE". A publicação resume dezenas de atividades extensionistas realizadas pelo órgão, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), durante a pandemia e o isolamento social.

A extensão sempre se caracterizou por ser uma etapa prática da vida acadêmica. As ações têm como característica serem realizadas nas ruas, em contato com as pessoas, que, nessa relação, trocam saberes. Foi o que aconteceu com a CAE e os professores do Paraná, a partir de demandas apresentadas pelas secretarias municipais e pelos Núcleos Regionais de Educação.

Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora de Mello Sant’Ana, os projetos de extensão levam os integrantes a viverem experiências por meio do intelecto, das emoções e dos sentidos. Por isso, “contribuem com o desenvolvimento não só teórico, mas pleno do profissional em formação, tornando-o sensível às di­ficuldades e aos desafios pessoais, e de toda a sociedade, que também ganha na troca com alunos, professores e servidores da Universidade”.

pexels pixabay 159844

Educação

A nova edição do Caderno de Extensão Sebastião mostra o trabalho desenvolvido pela CAE. A relação de troca envolve a formação inicial de licenciandos, que têm nestes espaços oportunidades de práticas de diferentes naturezas.

“São trocas em via de mão dupla sempre, ou seja, os saberes dos diferentes atores impactam em seus espaços. A PEC tem muito orgulho em apresentar as ações da CAE durante a pandemia da Covid-19. A capacidade de intervenção do pequeno grupo de servidores da Coordenadoria não se intimidou com o necessário isolamento social, não impediu que o grupo se reinventasse e agregasse algumas dezenas de professores da UEM”, completa a professora Débora.

É possível verificar nas páginas da publicação que, por causa das aulas remotas, as ações da CAE conseguiram alcançar 26 das 27 unidades da Federação e, no Paraná, 167 municípios dos 399 totais. Foram dezenas de milhares de pessoas envolvidas e beneficiadas com atividades oferecidas de forma gratuita e com qualidade, como devem ser as ações desenvolvidas pela universidade pública.

Essas histórias de sucesso estão no Caderno Sebastião.  A produção tem o apoio da Assessoria de Comunicação Social (ASC/UEM), por meio do assessor Elias Gomes de Paula. A edição é de responsabilidade da jornalista da ASC e assessora de Divulgação Científica da PEC, Ana Paula Machado Velho. O projeto contou com o apoio da bolsista da Fundação Araucária, Noth Camarão, que redigiu as matérias. Os estagiários do curso de Letras, que atuam na PEC, Beatriz Kruse e Felipe Casado, atuaram como revisores. A editoração e a capa foram feitas pela bolsista Andrea Tragueta, a partir do projeto gráfico do jornalista e assessor da Coordenadoria de Promoção e Relações Públicas (CPR), André Luís Scarate.

As edições do Sebastião podem ser acessadas neste link.