274089327 6960514924018453 3517334501909255021 n

Aumento do número de vagas de estacionamento e cercamento de todo entorno são algumas das ações

Desde 2019 a gestão do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) empenhou-se para melhorar a infraestrutura externa do complexo hospitalar contribuindo para uma maior comodidade e segurança dos pacientes e funcionários do hospital. Com isso houve o aumento do número de vagas de estacionamento, o cercamento de todo o entorno, além da implantação do novo sistema de iluminação.

O diretor administrativo, Robson Rogers Moreira, destaca que foram criadas 230 vagas nos estacionamentos próximos ao pronto-atendimento, a ala Covid-19 e no setor de imagenologia, em acordo com a legislação e adequação de vagas para deficientes físicos, idosos e gestantes. Também delimitou áreas de risco com tráfego controlado para carga e descarga, diminuindo riscos para o usuário em atendimento no HUM. “Com o crescimento gradativo do hospital se fez necessário também melhorar as infraestruturas externas com a pavimentação de acesso às novas áreas e criação de novos estacionamentos para pacientes, profissionais da saúde, estudantes e demais pessoas que executam atividades e necessitam do hospital direta e indiretamente”, afirma.

Além das novas vagas de estacionamento, o HUM pavimentou todo o seu entorno, englobando o novo bloco de internamento, e saídas pela Rua Ametista. Em parceria com a prefeitura municipal, o vice-prefeito Edson Scabora realizou uma operação tapa buracos na área mais antiga, que vinha sofrendo com as chuvas continuas e possuía asfalto com rachaduras.

Cercamento

Ao todo foram mais de 75 mil m² cercados com gradil de tela em aço. Essa obra trouxe maior segurança ao patrimônio público, bem como aos vários transeuntes que locomovem na área hospitalar. “Reduziu drasticamente o número de furtos, uma vez que limitou a rota de fuga. O cercamento em gradil além de ser uma opção mais moderna existente no mercado, oferecendo segurança, possui uma estética discreta e bom acabamento, e possibilita a visibilidade tanto para quem está dentro ou fora, o que pode ser considerado um benefício em termos de segurança, principalmente para visão dos vigilantes patrimoniais”, explica Moreira.

273038988 6960514960685116 2377018666699335456 n

Iluminação

Na implantação do novo sistema de iluminação foram utilizadas 70 luminárias de led 50w para iluminar uma área com cerca de 45.000 m2. A instalação de todo sistema foi feito em dois dias. O objetivo é valorizar os espaços do hospital e torná-los mais seguros e agradáveis, além de trabalhar com a eficiência energética do HUM.

Os recursos para execução de todas essas melhorias foram oriundos do Governo do Estado por meio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e do Fundo Estadual de Saúde do Paraná.