WhatsApp Image 2022 02 20 at 18.53.53

Iniciativa contou com participação do centro acadêmico, empresa júnior e projetos de extensão do curso

Foi realizada no dia 19 de fevereiro, último sábado, ação social dos alunos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que proporcionou atendimento odontológico e orientações acerca da escovação e cuidados com a higiene bucal para crianças e pais de escolas da rede pública do município de Sarandi-PR.

A ação foi realizada em parceria com o projeto “Escola do Bairro”, o qual atende crianças residentes do bairro José Richa, de Sarandi. Participaram da ação o Centro Acadêmico de Odontologia (CAO) da UEM, a empresa júnior do curso de Odontologia, Insight Odonto, e projetos de extensão, dentre estes, o “Sorrir com Saúde”.

A iniciativa contou com a participação de aproximadamente 45 alunos da graduação, 10 estudantes da residência, três dentistas de Sarandi e cinco professores do departamento de Odontologia. Foram realizadas seções para orientar as crianças sobre lesões bucais, educação em saúde, com ênfase na dieta, além de atividades recreativas e escovação supervisionada.

WhatsApp Image 2022 02 20 at 18.53.53 1

Participantes do projeto "Sorrir com Saúde" usaram roupas recreativas para interagir com as crianças

Também foram passadas orientações para os pais das crianças. A equipe que participou da ação traçou um perfil das crianças atendidas, para catalogar quais são as doenças bucais mais frequentes. Ao todo foram atendidos cerca de 60 crianças e 20 pais.

De acordo com o estudante da UEM Willian Filipin, a próxima ação planejada é trazer as crianças e pais do bairro José Richa para a Clínica Odontológica da UEM. “Vamos organizar um transporte para as crianças e mães daquele bairro para virem à Clínica Odontológica da UEM visto que há uma infinidade de atendimentos complexos que precisam ser realizados em âmbito clínico, como as cirurgias. ”