VESTIBULAR 2021

Resultado sairá em abril e aprovados irão ingressar no ano letivo de 2022

O Vestibular 2021 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o primeiro com apenas um dia de provas, realizado ontem (20), transcorreu normalmente e apresentou um índice de faltosos (33%, 4.803 candidatos) menor que o concurso anterior (46,27%), em maio passado, quando ocorreu o Vestibular 2020, à época ainda com dois dias de provas.

Sem o registro de incidentes graves, o Vestibular 2021 recebeu 14.541 inscritos, que fizeram as provas no período da tarde nas cidades de Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.

A prova de Redação requisitou a escrita de um artigo de opinião (gênero textual), levando em conta as eleições brasileiras em 2022. O candidato  deveria considerar que a escola em que estava matriculado promoveu um seminário para estimular a reflexão sobre a importância, para a vida do cidadão brasileiro, do ato de votar. A partir de então, a professora de língua portuguesa solicita a elaboração de um artigo de opinião para ser publicado no jornal on-line da escola sobre a seguinte temática “A consciência ou a falta de consciência política do povo brasileiro para votar nas próximas eleições”.

O vestibulando deveria, com base nos conhecimentos próprios e nos textos de apoio, expor a opinião em defesa de um ponto de vista, apresentando argumentos e contra-argumentos que comprovassem a opinião dele.

Organizado também dentro de um rigoroso protocolo de biossegurança, o concurso ofereceu 2.367 vagas, resultado da soma das vagas do Vestibular de Inverno e do Vestibular de Verão. Dentre os inscritos, 2.966 concorreram às vagas pelo sistema de Cotas Sociais, Cotas Sociais para Negros e Cotas para Negros.

Para a professora Maria Raquel Natali Marçal, coordenadora da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), o índice de faltosos é expressivo mas não tanto alto se comparado ao concurso do ano passado e também pelo fato de agora ter sido aplicado numa fase de alto registro de contaminações pela Covid-19, dez vezes maior que em maio de 2020.

Ainda de acordo com Raquel, não dá para comparar a situação típica de agora com períodos de normalidade, quando, nos vestibulares de inverno e verão, a desistência girava em torno de 15% a 18%.

Desta vez, o curso de Medicina foi o mais concorrido (395.07 candidatos por vagas universais), seguido por Odontologia (34.78/vaga universal); Psicologia (32.96/vaga universal); Direito Matutino (29.03/vaga universal); Arquitetura e Urbanismo (28.53/vaga universal); Biomedicina (28.42/vaga universal); Ciência da Computação (28.21/vaga universal); Direito Noturno (26.37/vaga universal); e Medicina Veterinária (26.35/vaga universal).

O Gabarito

O gabarito provisório das questões objetivas será divulgado nesta segunda-feira (21), às 15h. O interessado pode entrar com pedido de reconsideração, mediante preenchimento de formulário disponível no Menu do Candidato (www.vestibular.uem.br), até às 15h de amanhã (22), ou seja, 24 horas após a divulgação desse gabarito provisório.

Os recursos que não estiverem redigidos no formulário específico, bem como os que forem encaminhados por via postal ou por correio eletrônico, serão indeferidos. Esgotados os prazos recursais, havendo deferimento, os recursos serão analisados e será publicado o gabarito definitivo. Outros detalhes estão no Manual do Candidato, página 29, e no Edital 026, item 6.2., ambos disponíveis na página da CVU.

O resultado final do vestibular será divulgado no próximo dia 20 de abril, a partir das 10h no site. Os aprovados e matriculados irão ingressar no ano letivo de 2022.

Texto atualizado em 21/02/2022 às 11h30.