Pela primeira vez, UEM oferta 622 vagas em 78 graduações presenciais por meio desse processo seletivo
Ontem (9), o Ministério da Educação (MEC) antecipou a divulgação dos resultados finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, já que a data prevista anteriormente seria no dia 11 de fevereiro. A partir do desempenho no Enem (veja aqui como você se saiu), o interessado buscará acesso ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), gratuitamente. Clique aqui para ver as vagas a serem ofertadas na Universidade Estadual de Maringá (UEM), sendo que para cada curso há exigência de notas mínimas no Enem.
As inscrições para o SiSU poderão ser feitas na semana que vem, de 15 a 18 de fevereiro. Com 622 vagas, para ampla concorrência, em 78 cursos, esta é a primeira vez que a UEM oferece oportunidade de ingresso em graduações presenciais por meio do processo. As matrículas dos futuros aprovados em primeira chamada do SiSU na UEM ocorrerão após às 14h de 24 de fevereiro e irão até 8 de março, de acordo com determinação de portaria da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA).
Distribuição de vagas – Segundo Elyson Andrew Pozo Liberati, responsável institucional pelo processo, para cada curso será disponibilizado pelo menos 10% de vagas totais ao SiSU, as quais serão descontadas do sistema universal. Ou seja, as vagas das ações afirmativas permanecerão com os percentuais atuais. Por exemplo, a graduação em Agronomia do câmpus de Maringá disponibiliza cem vagas, as quais, a partir do ano letivo de 2022, serão distribuídas da seguinte maneira: 70 para o vestibular (estas se dividem em: 34 universais, 20 para cotistas sociais e 16 para cotistas negros); 20 para o Processo de Avaliação Seriada (PAS); e 10 para o SiSU.
Tire suas dúvidas – Todas as informações referentes ao SiSU na UEM ficam disponíveis nesta página.
Sobre a UEM
Por meio da formação de pessoas (em graduações presenciais e a distância, e em programas de pós-graduação), produção de conhecimentos e prestação de serviços, a UEM é notadamente promotora do desenvolvimento paranaense, tanto socioeconomicamente quanto nas áreas de saúde, agronegócio, cultura, ciência, tecnologia, inovação e outras. É uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina.
Universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, a UEM tem forte tradição em Ensino, Pesquisa e Extensão, além de manter parcerias público-privadas e convênios com universidades estrangeiras em todos os continentes. Instituição que não se contenta apenas em repassar conhecimentos, a UEM é prestadora dos mais variados serviços à população, bem como tem sua comunidade científica, competente e reconhecida nacional e internacionalmente, envolvida com pesquisas e inovação.
Reportagem atualizada em 10/02/2022 às 10h06.