emergency young woman sitting in class with wearing surgical mask due to covid 19 pandemic

Programa de Integração Estudantil caracteriza-se por suas atividades de ensino, extensão e apoio acadêmico

A Pró-Reitoria de Ensino (PEN) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) por meio do Programa de Integração Estudantil (Prointe) oferece neste segundo semestre do ano letivo de 2021 as preceptorias de disciplinas dos departamentos de Matemática, Estatística e Física.

O objetivo das preceptorias é oferecer subsídios aos acadêmicos com dificuldades no conteúdo e acompanhamento das disciplinas. Trata-se de um tipo específico de monitorias, preparadas por um acadêmico bolsista, denominado preceptor, sob orientação de um professor coordenador, que acompanha o desenvolvimento das disciplinas considerando as particularidades do curso e do programa da disciplina.

O Prointe existe desde 2015, sendo ofertado semestralmente, e já recebeu mais de 4.000 inscrições entre acadêmicos da graduação, pós-graduação, funcionários da UEM e membros da comunidade externa.

Jani Moreira, coordenadora geral do Prointe, explica que os interessados podem se inscrever no período da manhã, na sala 06 da Biblioteca Central da UEM. “A participação do aluno na preceptoria também conta como atividade acadêmica complementar e ao final do curso, o aluno inscrito receberá uma declaração de participação”, complementa a professora.

Toda a programação das preceptorias está disponível no site.

Disciplinas ofertadas pelos departamentos de Matemática e Estatística:

Cálculo II, Cálculo Diferencial e Integral I e II, Lógica e teoria dos conjuntos, Matemática II, Matemática para Ciências Sociais Aplicadas I, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Probabilidade I, Estatística Computacional I, Inferência I, Estatística, Estatística aplicada à Biologia, Bioestatística e Estatística Econômica.

Disciplinas do departamento de Física:

Física Geral II (anuais e semestrais) e Física Geral IV (anuais e semestrais), para os cursos de Física, Matemática, Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Elétrica e Química.

Prointe na EAD

Desde 2019, a parceria entre o Prointe e o Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UEM tem ocorrido. Por meio da Educação a Distância (EAD), as oficinas do Prointe são ofertadas em cinco áreas: Francês Instrumental, Inglês Instrumental, Língua Portuguesa, Matemática Básica e Português para estrangeiros. Para os três primeiros podem se inscrever alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação da UEM. Já na oficina de Português para estrangeiros, estudantes internacionais, migrantes e refugiados da comunidade interna e externa da UEM estão convidados.

Moreira comenta que as oficinas são planejadas e ministradas por acadêmicos dos cursos de Letras e Matemática sob orientação de professores, mestrandos e doutorandos das respectivas áreas. “Não é um curso de línguas nem de matemática, mas tem o propósito de oferecer possibilidades para que as pessoas possam tirar dúvidas e aprender mais.”

De acordo com Josimayre Novelli, diretora do Núcleo de Educação a Distância, a parceria entre o Prointe e o Nead surgiu inicialmente para disponibilizar vagas para os alunos da EAD e das extensões da universidade. “As oficinas do Prointe, de forma remota, propiciaram a inclusão e o acesso dos alunos. Mas no cenário da pandemia da Covid-19 sentimos a necessidade de ampliar a oferta dessas oficinas aos alunos dos cursos de graduação presencial e pós-graduação da UEM com o intuito atender a todos que tenham interesse nos conteúdos”.

Os interessados podem se inscrever nas oficinas específicas por meio dos respectivos links:

Matemática básica.

Língua Portuguesa.