exchanging planets and seedlings in human hands on the soil

Inscrições seguem até 6 de fevereiro; são ofertadas 17 vagas pela UEM e 10 pelo Instituto Federal do Paraná

O Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PSU), associado entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Câmpus Umuarama, prorrogou as inscrições até domingo (6 de fevereiro) para candidatos a alunos regulares do mestrado acadêmico interdisciplinar na área de concentração em Sistemas Sustentáveis. Anteriormente, as inscrições seriam encerradas hoje (31 de janeiro).

O PSU contém duas linhas de pesquisas: Manejo Sustentável de Recursos Naturais e Tecnologia de Produtos Naturais. É constituído por atividades de ensino e pesquisa para uma formação profissional com visão sistêmica e interdisciplinar na sustentabilidade, permitindo utilizar a ciência e a tecnologia em prol da sociedade e apoiando-se em oportunas políticas para um desenvolvimento econômico e sustentável.  

Interessados em se inscrever deverão encaminhar a documentação exigida, em PDF, ao e-mail: sec-psu@uem.br . No arquivo deve conter o formulário emitido pelo Sistema de Inscrição On-line, preenchido e assinado; formulário Complementar de Inscrição (anexo I do edital), preenchido e assinado; comprovante de pagamento da taxa de inscrição; cópia do documento de identificação, com foto, expedido por órgão oficial com validade em todo o território nacional; cópia simples do diploma ou do certificado de conclusão de curso; cópia simples do histórico escolar da graduação; currículo atualizado de acordo com o padrão de formatação da plataforma Lattes; quadro de pontuação do currículo Lattes (anexo VI do edital) preenchido com a pontuação solicitada em cada item avaliado; cópias dos documentos comprobatórios das informações do Currículo Lattes (com datas a partir de de janeiro de 2017); pré-projeto de pesquisa. 

Candidatos também poderão optar por vagas por cotas no IFPR para população negra, indígena, pessoas com deficiência, vulnerabilidade econômica, pessoas trans, estrangeiros, refugiados e comunidades e povos tradicionais. Neste caso os documentos devem atender às definições e normas sobre a política de inclusão disponíveis no edital.

 

Reportagem atualizada em 31/01/2022 às 16h15.