mestrado prodissional ciencias ambientais

Inscrições até 25/02; prova será por videoconferência em 22/03 e resultado final será divulgado em 31/03

O Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Profciamb) está com edital aberto para processo seletivo ao curso de mestrado profissional, turma 2022, para o câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM). São ofertadas 15 vagas e o período de inscrições se estende até dia 25 de fevereiro, exclusivamente via Internet.

Poderão inscrever-se os portadores de diploma de nível superior que façam parte do público-alvo do Profciamb, que é composto por professores que têm vínculo institucional na rede pública (federal, estadual e municipal), professores que atuem na rede privada de ensino, profissionais que trabalham em espaços não formais (museus, jardins botânicos, centros de ciências) e/ou não escolares, envolvidos com divulgação e comunicação das ciências e pessoas que concluíram algum curso de licenciatura.

Os documentos para a inscrição deverão ser submetidos em formulário específico, na ordem apresentada: comprovante de inscrição no Sistema Geral de Inscrições (Sgipos); cópia do RG, CPF e título de eleitor; para candidatos estrangeiros: cópia do passaporte ou do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE); cópia do diploma (ou declaração original emitida pela Instituição de Ensino Superior de que o candidato concluirá o curso de graduação até a data de matrícula no Profciamb, caso seja aprovado); cópia do histórico escolar de graduação; cópia da certidão de nascimento ou de casamento; Currículo Lattes acompanhado dos documentos comprobatórios, dos últimos 5 anos (de janeiro de 2017 a janeiro de 2022), com os documentos anexados na ordem em que aparecem no currículo.

Além destes documentos, deve ser anexado projeto de pesquisa, em PDF, na linha de atuação selecionada pelo candidato. O projeto deve ter no máximo 10 páginas (texto com espaçamento 1,5; fonte Times New Roman tamanho 12; margens de 2 centímetros) e conter: título, introdução e justificativa, síntese da bibliografia fundamental (referencial teórico), objetivos (geral e específicos), metodologia, produto educacional, cronograma de execução e referências bibliográficas; uma fotografia 3x4 recente; termo de compromisso preenchido e devidamente assinado pelo candidato à vaga de mestrado em Ciências Ambientais; documento comprobatório de que faz parte do público-alvo do Profciamb (cópia de carteira de trabalho ou declaração de empresa ou órgão público em que é funcionário) para os candidatos que não têm licenciatura; e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Fique atento às datas:

Inscrições exclusivamente pela internet: 10 de janeiro a 25 de fevereiro.

Inscrições homologadas serão disponibilizadas em edital, publicado no site www.dci.uem.br/profciamb, até o dia 4 de março.

Avaliação do projeto de pesquisa (eliminatório): até 11 de março

Resultado da avaliação do projeto e convocação para a entrevista: até 11 de março.

Entrevista por videoconferência (classificatória): 15 a 17 de março.

Resultado da avaliação da entrevista: até 17 de março.

Prova escrita de conhecimentos específicos, por videoconferência (classificatória): 22 de março.

Resultado da prova escrita: 28 de março.

Resultado da análise de currículo (classificatório): 30 de março.

Resultado final do processo seletivo: 31 de março.

Envio da matrícula institucional e dos documentos comprobatórios impressos: de 1° a 6 de abril - exclusivamente pelos Correios (Sedex).