feliz 2022

Universidade fica em recesso de 24 de dezembro a 9 de janeiro; aulas presenciais voltam em 17 de janeiro

Estamos encerrando mais um ano em que o nosso ambiente de atuação foi muito desafiador! Mas, juntos, estamos superando cada um desses desafios. Obrigado, querida comunidade acadêmica, por estar sempre produzindo e disseminando conhecimento, e melhorando a vida das pessoas, seja através da formação de novos profissionais, da realização da pesquisa científica, da extensão ou da assistência à saúde.

Em 2021, quando avançar parecia impossível, nos reinventamos e crescemos. Produzimos mais e melhor. Os gigantescos desafios nos tornaram mais fortes! E é com essa força que vamos continuar acreditando e transformando nossa região em um lugar melhor para se viver, com desenvolvimento e distribuição de renda para toda a comunidade. Seguimos coletivamente construindo uma universidade mais inclusiva, plural, protagonista no desenvolvimento regional e inserida no mundo globalizado.

Nesses 12 meses, obtivemos muitas conquistas. Selecionamos 30 momentos especiais para relembrarmos:

Excelência

• Recebemos do Ministério da Educação (MEC) a classificação de 6ª melhor universidade estadual do Brasil;

• Fomos apontados como a melhor universidade estadual do Paraná e entre as cem melhores da América Latina pelo QS Latin America University Rankings;

• Ficamos na posição 201 de universidade mais sustentável do mundo;

• Fomos classificadas como a 2ª instituição de pesquisa do Paraná com mais artigos publicados;

• Somos a 1ª instituição ambientalmente responsável do estado do Paraná;

• Temos 102 pesquisadores listados entre os melhores da América Latina.

Combate à pandemia

• O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) tem 29 pesquisas sobre Covid-19 em andamento;

• Realizamos diversas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, registradas em documentário;

• Pesquisadores da UEM desenvolveram capacetes de oxigenação para auxiliar na recuperação da Covid-19 (unidades foram doadas aos estados do Paraná e São Paulo);

• Possibilitamos que nossos servidores públicos fossem vacinados contra a Covid-19 no grupo especial da Educação;

• O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac) e o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do HUM realizaram milhares de testes de detecção da Covid-19;

• Divulgamos à comunidade acadêmica nossos Protocolos de Biossegurança;

• Nossos pesquisadores desenvolveram, junto à empresa Gluco Scan, um software inovador para triagem ultrarrápida de Covid-19.

Obras entregues

• Inauguramos o Bloco Z-113 na Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI), voltado à expansão da Central de Agropecuária e Agronegócio (CAA);

• Entregamos a reforma do Bloco J-90 do câmpus sede, destinada ao Lepac;

• Inauguramos o auditório da Biblioteca Central (BCE), com capacidade para 166 lugares.

Novidades

• Em agosto, começaram as aulas nas graduações os primeiros estudantes que ingressaram pelo sistema de cotas para negrosestudantes que ingressaram pelo sistema de cotas para negros;

• O Hemocentro Regional de Maringá estreou uma unidade móvel para coleta de sangue;

• Nosso Conselho Universitário (COU) aprovou a Política de Direitos Humanos, Promoção e Proteção de Grupos Vulneráveis e Garantia das Liberdades Individuais;

• Confirmamos a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para 2022;

• Lançamos o Portfólio de Tecnologias 2021;

• Lançamos o Relatório de Sustentabilidade 2021;

• Lançamos a Base de Dados 2021;

• Em dezembro, após 21 meses de cerimônias remotas, voltamos a realizar formatura presencial.

Investimentos nas aulas on-line

Promovemos empréstimos de notebooks, tablets, smartphones e/ou dispositivos de transmissão de dados de Internet (chips) para alunos e professores participarem do ensino remoto emergencial;

Investimos R$ 215 mil na plataforma educacional Google Workspace for Education Plus.

Comemorações

• Ultrapassamos a marca de 77 mil profissionais formados em graduações;

• O Câmpus Regional de Goioerê (CRG) comemorou 30 anos e inaugurou o curso de Física Médica;

• A rádio UEM FM completou 25 anos no ar;

• Completamos 45 anos de reconhecimento institucional por parte do governo federal e 52 anos de história da universidade!

Mesmo com tantas vitórias, a melhor notícia que podemos deixar para este fim de ano é a alegria que temos em saber que em breve iremos nos reencontrar pessoalmente. Desde setembro, os servidores da UEM com seus esquemas vacinais completos há mais de um mês começaram a retornar ao trabalho presencial… E as aulas presenciais começarão logo mais, a partir de 17 de janeiro de 2022.

Até lá, que possamos renascer em fé e esperança nesse Natal. E que em 2022 possamos realizar nossos sonhos, seguros e mais juntos!

Julio César Damasceno – reitor

Ricardo Dias Silva – vice-reitor