Dia da Diversidade

Organização estudantil, a Enactus, promotora do evento, prepara outros encontros para tratar do tema

A Enactus UEM promoverá amanhã (9), às 19h30, uma roda de conversa virtual com a professora Marivânia Conceição Araújo, do Departamento de Ciências Sociais (DCS), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), intitulada “Dia da Diversidade”.

Doutora em Sociologia, Araújo coordena o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neiab) da UEM, do qual participa há 15 anos. Ela tem atuado com estudantes, professores e pesquisadores na elaboração de trabalhos acadêmicos que discutem as relações raciais envolvendo a população negra no Brasil. Chegou a participar também da Associação União Consciência Negra em Maringá.

As inscrições para participar da roda de conversa estão abertas e as pessoas interessadas podem acessar o endereço eletrônico. O link do evento será enviado 10 minutos antes para o e-mail cadastrado no formulário de presença.

A ideia da roda de conversa é dar início ao debate sobre a diversidade, de forma a promover o desenvolvimento profissional e pessoal do membros da Enactus UEM e universitários. A entidade já planeja organizar outros encontros, com mais convidados especiais, uma vez ao mês, para abordar conhecimentos relacionados ao tema.

A Enactus

Instituição criada na UEM em 31 de agosto de 2013, a Enactus é uma organização estudantil, sem fins lucrativos, espalhada pelo mundo, reunindo estudantes, líderes e empresários, com o propósito de, por meio das ações empreendedoras, desenvolver projetos sociais. No caso local, o intuito, ao criar a instituição na Universidade, foi ajudar as pessoas na região de Maringá.

O que significa a Enactus? O “En” vem da palavra “ENtrepreneurial (empreendedorismo)”, cujo significado é ter a perspectiva de ver uma oportunidade e o talento de criar valor a partir dela.  “ACTion (ação)” remete à vontade de fazer algo e o comprometimento de fazê-lo mesmo quando o resultado não é garantido. E “US (nós)” se refere a uma coleção de pessoas que se vêem conectadas de alguma maneira importante; indivíduos que são parte de um todo maior.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no Instagram ou e-mail enactus@uem.br.