Expo abre

As duas mostras (Spectatores e Re-trabalho) reúnem obras de estudantes de Artes Visuais da UEM; veja galeria de fotos

Aberta no último dia 8 e montada na entrada da sala Joubert de Carvalho, no Centro de Ação Cultural (CAC), a exposição de impressões digitalizadas de desenhos e fotografias, intitulada “Spectatores”, reúne trabalhos de 35 estudantes do primeiro ano do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Os trabalhos foram desenvolvidos durante as atividades da disciplina “Introdução ao Desenho”. A disciplina é ministrada pela professora Sheilla Souza, do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) da UEM/curso de Artes Visuais, e as obras foram feitas a partir de pesquisas individuais sobre referenciais de interesse pessoal de cada participante. 

O título Spectatores indica a condição que nos foi imposta durante a pandemia. A palavra em latim significa “observadores” e foi sugerida por uma das participantes da exposição, Rafaella Paixão. Ela explica que a palavra foi escolhida porque  “mostra para mim como nos tornamos observadores na pandemia, prestando atenção em tudo o que normalmente deixávamos passar”.

Os títulos dos trabalhos confirmam a escolha do nome da exposição e também muitos sentimentos derivados de nossas vivências durante a pandemia, como solidão, melancolia, silenciamento, introspecção e questões envolvendo experiências diversas sobre temporalidade. 

A figura humana também é recorrente entre a maioria dos trabalhos, aparecendo isolada com frequência. Cada participante pôde escolher os materiais e técnicas com total liberdade, após haver experimentado técnicas com giz pastel oleoso, carvão, nanquim, lápis aquarelável e grafite, entre outros meios no início das práticas de desenho. 

O resultado apresenta o desenvolvimento de poéticas visuais que rompem com padrões estereotipados em busca do encontro com formas de expressão ligadas às pesquisas desenvolvidas pelos participantes. 

A exposição marca o ápice do ciclo de estudos iniciado com a orientação sobre a pesquisa e o fazer artístico no âmbito do desenho, seguidos da experiência da curadoria coletiva com a escolha dos trabalhos a serem expostos, a vivência da montagem e projeto expográfico, culminando com a mediação no contato com o público durante a abertura do evento e possivelmente com mediações oferecidas pelos participantes para estudantes do ensino fundamental e médio. 

 

Re-Trabalho

Expo Re trabalho

 

A acolhida da Mostra por António Tramarin, coordenador do CAC e de a equipe dele, marca um momento favorável na parceria do Centro de Ação Cultural com o curso de Artes Visuais da UEM, já que o espaço também acolhe, na sala Joubert de Carvalho, a exposição “Re-trabalho”, organizada pelo professor Tadeu dos Santos, também docente do DT/Artes Visuais. 

Esta exposição tem como participantes 39 estudantes do terceiro ano do curso de Artes Visuais, matriculados nas disciplinas “Produções Artísticas: Escultura 2” e “Espaço de Arte Aprendizagem 3”. Re-trabalho é uma mostra das atividades de pesquisa na criação de diários visuais e esculturas com materiais como papel, metal, vidro e tecido, entre outros. 

Os diários mostram os percursos no desenvolvimento de cada peça, incluindo esboços, fotografias e escritas sobre o processo de criação. A exposição apresenta também um painel com impressões dos diários de artista produzidos por estudantes que não moram em Maringá e algumas obras interativas. 

A investigação sobre as relações entre materialidade, poéticas visuais e ensino de artes é o fio condutor de Re-trabalho. O título apresenta a ideia de um segundo processo de trabalho sobre um objeto ou matéria, já que as criações foram elaboradas sobre um suporte previamente construído, no qual uma ação anterior foi realizada.

As duas exposições permanecem abertas à visitação até o dia 19 de novembro.

 

Serviço

Local: Centro de ação cultural de Maringá (CAC).

Endereço: Av. XV de Novembro, 514 - Zona 01, Maringá.

Visitação: de segunda à sexta-feira.

Horário: de 9 às 11h30 e de 13h30 às 17h.

Agendamento de visitas mediadas: spdsouza2@uem.br / tsantos2@uem.br.