Lepac e Regional de Saúde

Laboratório referência para diagnóstico de várias doenças, Lepac passa por crise financeira e de falta de pessoal

Membros da administração do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas da UEM (Lepac), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), solicitaram nesta semana ajuda à 15ª Regional de Saúde durante reunião com a diretoria da repartição. Eles pleitearam auxílio para a manutenção das atividades, uma vez que a Unidade está enfrentando uma grave crise de falta de funcionários e carência financeira.

O Lepac atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de vários municípios, além de toda a comunidade universitária e população em geral. É um laboratório de referência da macrorregião noroeste do Paraná, que atende 115 municípios, fazendo exames laboratoriais únicos, específicos, que não são realizados na rede básica do SUS e rede privada.

Faz parte da Rede de Laboratórios de Quantificação de Linfócitos T CD4/CD8 e da Quantificação da Carga Viral do HIV, das Hepatites Virais B e C do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Integra a Rede de Laboratórios do Programa Nacional de Teste Rápido Molecular para a Tuberculose e é o único laboratório público do Paraná especializado no diagnóstico de Micoses Profundas (Paracoccidioidomicose e Histoplasmose). Também é laboratório de referência da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) para o diagnóstico das Leishmanioses. O Lepac faz parte da Rede de Laboratórios para Diagnóstico Descentralizado da Dengue, sendo referência ainda para a macrorregião noroeste nos diagnósticos das Meningites Bacterianas, Doenças Ictero-Hemorrágicas e Hanseníase. Trata-se do único laboratório público do Paraná credenciado para fazer a análise de câncer do colo de útero.

A reunião com a direção da 15ª Regional de Saúde, sediada em Maringá, teve a presença do diretor do órgão, Ederlei Ribeiro Alkamin; das servidoras da RS, Juliana K. Romanini Cioffi e Simoni Pimenta de Oliveira; do chefe do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina (DAB) da UEM, Dennis Armando Bertolini; da coordenadora do Lepac, Rosilene Fressatti Cardoso; e da supervisora técnica do laboratório, Eneide Sabaini Venazzi.