2021 11 10 Assinatura Obra Bloco B 07 1496

Bloco B-07, do Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa, permitirá alocação de equipamentos em único prédio

A atual gestão da Universidade Estadual de Maringá (UEM) assinou a ordem de serviço junto à empresa BC1 Pré-Moldados, construtora de Cascavel-PR, para iniciar a construção do novo Bloco B-07 no câmpus de Maringá. O local será uma ampliação do Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap) e futuras instalações do Parque de Ciência e Inovação. A obra iniciará na próxima terça-feira (16) e tem previsão de conclusão em 18 meses, no dia 16 de maio de 2023.

Serão em torno de 30 salas, copa, banheiros, depósito de materiais de limpeza, central de refrigeração e pátio de serviços, totalizando 1.745 m² distribuídos em dois pavimentos, com investimento de R$ 4.443.767 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e recursos próprios. O Comcap fica à disposição não só da UEM, mas também da comunidade científica de outras universidades parceiras e de toda a sociedade.

Para Ivair Aparecido dos Santos, diretor de Pesquisa e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UEM, a construção irá permitir a alocação dos equipamentos do Comcap (atualmente no Bloco B-08) em um único bloco, facilitando o trabalho da comunidade científica. “Por falta de espaço físico, o Comcap possui, distribuída pelo câmpus sede, uma série de equipamentos. Essa construção vai nos permitir dobrar a área do complexo”, explica.

Estiveram presentes no local onde será construído o novo bloco, na tarde de ontem (10): o reitor, Julio César Damasceno, o vice-reitor, Ricardo Dias Silva, o prefeito do Câmpus Universitário, Carlos Augusto Tamanini, a diretora de Obras e Projetos da UEM, Tânia Nunes Galvão Verri, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luiz Fernando Cótica, o representante do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em Maringá, Nilson Marcos Tazinafo, Pedro Frainer Bragagnolo, responsável pela BC1, e Helio Yudi Pires Kawamoto, também da construtora.

Foto 1 2021 11 10 Assinatura Obra Bloco B 07 1545

Dirigentes da UEM e responsáveis pela obra visitaram o local onde será construído o prédio

De acordo com dados da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da UEM, um recurso de R$ 1.471.900, obtido no âmbito da Chamada 01/09 CT-Infra da Finep, foi aprovado em 2010 para execução da primeira fase da obra. O recurso foi repassado à UEM em março de 2013, com a primeira licitação realizada no mesmo ano, tendo a obra iniciado em outubro. Em 2014, em resposta à Carta-Convite da Finep 01/14, foi aprovado complemento de R$ 1.835.231, valor creditado à UEM em 27 de dezembro de 2017.

Anteriormente, em 2015, sindicância técnica realizada na UEM constatou não conformidade na construção, resultando em ação judicial da UEM contra a construtora, que ainda está em tramitação, segundo a Prefeitura do Câmpus Universitário (PCU). A PPG informa que em 2018 houve a segunda licitação, mas a primeira colocada não assinou o contrato e nenhuma das outras seis classificadas se propôs a executar a obra pelo preço da primeira colocada. Por fim, em 2021 foi realizada a terceira licitação.