FLCIENCIAS

A FIciências ocorre de hoje à sexta-feira, reunindo estudantes dos ensinos fundamental, médio e universitário

Começa nesta segunda-feira (8), por via remota, prosseguindo até sexta-feira (12), a 10ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciências), com a participação de estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e de outas instituições de ensino superior (IES) paranaenses, da qual a UEM faz parte como integrante do Comitê Gestor e Científico.

Pela manhã, as atividades ocorrerão das 9h30 às 11h30 e à tarde das 15h às 17h30. Na sexta-feira, haverá a cerimônia de premiação, das 16h às 17h. Durante as lives (palestras) serão feitos sorteios de brindes. Além de palestras, a programação inclui a mostra universitária.

O evento é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. Visa, ainda, promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento e premiar os melhores trabalhos de pesquisas.

A feira também é um local de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores dos ensinos fundamental, médio e universitário.

A participação foi aberta aos estudantes do Paraná, de Santa Catarina, da Argentina e do Paraguai, que estivessem cursando o 8º ou 9º ano dos ensinos fundamental, médio ou técnico, ou a educação de jovens e adultos em níveis equivalentes.

Também foi liberada a inscrição de grupos de outros territórios ou países da América Latina, com a possibilidade da participação individual do estudante ou de grupos de, no máximo, três alunos por projeto, sempre sob a orientação de um orientador.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site. As atividades serão transmitidas pelo YouTube. A FIciências é uma parceria das universidades estaduais parananenses, Itaipu Binacional, e das universidades federais Tecnológica (UTFR), Integração Latino-Americana (Unila) e da Fronteira Sul (UFFS).