agenda do planejador de calendario 53876 133697

Promovidos pelo Codem, eventos visam contribuir com desenvolvimento humano, social e regional 

Com o objetivo de conectar pessoas e fomentar a cultura de inovação por meio de um game voltado ao setor financeiro e de seguros de Maringá e região, além de gerar soluções práticas e aplicáveis, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), por meio da Câmara Técnica Financeira e de Seguros, promove o Hackathon Ingá: Seguros, nos dias 5 a 7 de novembro, a partir das 19h30. Também, dos dias 8 a 14 de novembro acontece a 8ª Semana Nacional de Educação Financeira (Enef) com uma diversidade de atividades.

Os desafios do Hackathon acontecem de forma completamente on-line.

Podem inscrever-se profissionais do setor financeiro, da área de seguros e estudantes maiores de 18 anos das diversas áreas de negócios, engenharias, tecnologia da informação e comunicação, que deverão desenvolver e validar um projeto com vista a solucionar o desafio do evento: Como facilitar o acesso a seguros, com foco nos produtos, corretores e seguradoras de Maringá e região?

Segundo o professor do Departamento de Economia da UEM, Julyerme Tonin, que representa a instituição na Câmara Técnica Financeira e Seguros do Codem, durante o processo os participantes contarão com auxílio de mentores profissionais do setor de negócios e de tecnologia.

No ato da inscrição as equipes já devem ter a formação de, no máximo, cinco pessoas. Todos da equipe devem se inscrever individualmente até o dia  25 de outubro neste link.

 

hackathon

 

Sobre o desenvolvimento

É permitido às equipes que iniciem o desenvolvimento da base das soluções antes dos dias de competição. Porém, não serão aceitas soluções que já estejam no mercado ou já disponíveis para os clientes e usuários. Para mais informações, confira o regulamento.

Premiações:

1º Lugar: 1 Echo Show 8 para cada membro da equipe, limitado a 5 membros conforme edital.

2º Lugar: 1 Echo Dot 4 para cada membro da equipe, limitado a 5 membros conforme edital.

3º Lugar: 1 Kindle Paperwhite 8GB para cada membro da equipe, limitado a 5 membros conforme edital.

As três equipes vencedoras terão cinco horas em consultoria com especialista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR) para trabalhar a continuidade da ideia desenvolvida no Hackathon, podendo ser utilizada até junho de 2022; até R$ 30 mil em recursos do programa Sebraetec para serviços em inovação, que irão contribuir para o desenvolvimento da ideia de negócio, podendo ser utilizado até março de 2022.

Além do mais, cada um dos membros dos times vencedores receberão uma bolsa de 100% no curso de pós-graduação na modalidade Educação a Distância (EAD) ou presencial na Unicesumar.

 A divulgação do resultado será no dia 8 de novembro.

Regulamento disponível aqui.

Semana Nacional de Educação Financeira

A 8ª Semana Enef, promovida de 8 a 14 de novembro, é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) que acontece anualmente desde 2014 e tem a finalidade de promover ações de educação financeira no país.

Com o tema: Planejamento, Poupança e Crédito Consciente: O PLA-POU-CRÉ e a sua saúde financeira, o evento tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões sobre finanças e consumo que promovam o seu bem-estar.

Para isso, a Enef conta com a participação de diversas instituições do país, além de pessoas físicas que promovem ações e iniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal.

Para John Souza, gerente de projetos do Codem, quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. "Uma população educada financeiramente é capaz de gerir melhor seu recurso financeiro. Isso tem impacto na vida pessoal do cidadão, em como ele aplica seu dinheiro para alcançar seus objetivos, e em todo sistema financeiro, já que teremos pessoas com melhores condições de utilizar os serviços e produtos disponíveis no mercado", explica.

A programação para Maringá prevê diversas atividades gratuitas on-line e presenciais.

 

Confira: 

Segunda-feira (08), às 19h - Abertura da Semana de Educação Financeira.

Palestra no formato híbrido na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e pelo YouTube.

Terça-feira (9), das 8h às 19h - Palestra Clínicas Financeiras, Atendimento Presencial no Terminal Rodoviário de Maringá.

Terça-feira (9), das 14h às 16h - Workshop - Educação Financeira e a nossa relação com o dinheiro, via Google Meet. 

Terça-feira (9), às 19h - Talk: Invista em seu futuro. Palestra virtual via YouTube

Quarta-feira (10), das 8h às 19h - Atendimento presencial - Clínicas Financeiras, no Terminal Rodoviário de Maringá.

Quarta-feira (10), das 14h às 16h - Palestra: O projeto de vida como instrumento da educação financeira. Será transmitida por meio do Google Meet.  

Quarta-feira (10), às 19h - Talk: Orçamento e planejamento familiar e pessoal. A palestra será transmitida no YouTube.

Sexta-feira (11), às 17h - Palestra : Saúde Financeira. a transmissão será por meio do YouTube.

Sábado (13), às 9h - Teatro "Eu, Dindin e uma  história sem fim", na Feira do produtor Vila Olímpica.

Sábado (13), às 12h - Teatro "Eu, Dindin e uma  história sem fim", no Mercadão Fratello.

Domingo (14), às 10h - Teatro "Eu, Dindin e uma  história sem fim", na Praça Espaço Adoção - ao lado do Parque do Ingá.

Domingo (14), às 17h - Teatro "Eu, Dindin e uma  história sem fim", na Praça da Catedral.