uem temporal

Temporais em Maringá trouxeram prejuízos; universidade lamenta, pede compreensão e está tomando providências

Devido aos recentes temporais que ocorreram em Maringá, muitos locais foram afetados, dentre eles o Câmpus Universitário da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que está sem Internet desde ontem (7) e no decorrer da semana registrou quedas de energia elétrica. Houve quedas de árvores e, em alguns blocos, parte da infraestrutura foi prejudicada, com destelhamento, infiltração e alagamentos. Imediatamente, a UEM começou a tomar providências e espera que os problemas sejam minimizados e resolvidos o quanto antes. A Reitoria lamenta o ocorrido, pede desculpas pelos transtornos causados e pede compreensão à população. Não houve feridos.

Ouça o áudio do pró-reitor de Administração da UEM, Antonio Marcos Flauzino dos Santos:

Alguns serviços, como a Internet, não dependem diretamente da UEM para serem prestados. Entretanto, a administração da universidade está em contato direto com a Copel Telecom, desde ontem (7), para que haja reestabelecimento. Inclusive, alguns ramais podem não estar funcionando, já que os telefones da UEM usam tecnologia de Voz sobre Protocolo de Internet (VoIP, na sigla em inglês), tecnologia que precisa de conexão à Internet para envio e recebimento de chamadas. Embora o site e e-mails institucionais da UEM não tenham caído, já que os servidores da universidade continuam normalmente em operação, há relatos de dificuldade de acesso a eles, demonstrando oscilação ocasionada pelo link contratado da Copel Telecom.

De acordo com a assessoria de comunicação da Companhia Paranaense de Energia (Copel), ela não responde mais pela operação da rede de telecomunicações, já que a Copel Telecom foi comprada pelo Bordeaux Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia. A reportagem não conseguiu contato com os responsáveis, até o momento. Em chamado aberto pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da UEM junto à prestadora, foi informado que não há previsão de retorno do serviço de Internet no câmpus sede, sendo que o problema está em um roteador IX-MGX que liga a região de Maringá. Uma fonte ligada às ações operacionais da Copel Telecom informa à reportagem que o atendimento ao câmpus deve ocorrer na tarde de hoje.

Energia elétrica – Os trabalhos de manutenção e reconstrução das redes elétricas danificadas pelo temporal de ontem seguem hoje, conforme a Copel, com o reforço de 22 equipes vindas de outras regiões do Paraná. “O evento climático chegou a interromper o fornecimento de energia a mais de 14 mil domicílios em Maringá, e deixou ao menos 60 postes quebrados na cidade e em municípios vizinhos, principalmente por quedas de árvores sobre a rede”.

Lives canceladas – Hoje (8), a UEM realizaria três lives: Café na Reitoria (às 9h), Justiça, Negócios, Finanças e Cidadania (às 10h), e Conversa PENsada (às 16h). Devido aos problemas técnicos gerados pelos temporais, tiveram que ser canceladas.