suicide prevention day sarcoma bone bladder and childhood cancer awareness month yellow ribbon for supporting people living and illness children healthcare and world cancer day concept

Convidada do “E a saúde mental, como vai?” é Flávia Almeida, doutoranda em Psicologia Clínica pela USP

Em um dos períodos mais difíceis da humanidade, o mundo todo tem sido afetado psicologicamente. Especialmente agora em setembro, um mês de prevenção ao suicídio, a temática volta à tona. Por isso, o programa “E a saúde mental, como vai?” de amanhã (9), às 13h, recebe Flávia Andrade Almeida, doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP).

O programa é transmitido pela UEM FM 106,9 (também pela Internet), com reprise no próximo sábado (11), às 8h, em iniciativa do professor Fábio Orsini Lopes, por meio de projeto de extensão do Departamento de Psicologia (DPI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os ouvintes podem interagir por meio do e-mail easaudementalcomovai@uem.br e do WhatsApp (44) 99722-7115.

Almeida, a convidada da semana, é professora e supervisora clínica do curso de Psicologia da Universidade Paulista (Unip). É psicóloga hospitalar, especialista em Psicologia da Saúde e Prevenção do Suicídio, além de mestra em Filosofia. A participação dela se dá na véspera do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Saiba mais sobre a campanha Setembro Amarelo neste link, especialmente se você precisa de ajuda.

Dados preocupantes – De acordo com o Ministério da Saúde, de 2011 a 2018 foram notificados 339.730 casos de violência autoprovocada, sendo que 154.279 (45% do total) ocorreram em jovens de 15 a 29 anos – em 2011, 6.979 casos nessa faixa etária; em 2018, 44.987, aumento de 544% em sete anos. A violência autoprovocada inclui tentativas de suicídio, suicídio, autoflagelação, autopunição e automutilação. Segundo o governo federal dos Estados Unidos, em 2020 pelo menos 1/4 dos jovens de 18 a 24 anos considerou o suicídio.