Divulgação Científica Fiocruz

Ideia é produzir um cadastro das iniciativas e montar uma rede de popularização do conhecimento científico

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (PEC/UEM) quer conhecer as ações de divulgação científica da instituição. Para isso, está encaminhando aos servidores de todos os departamentos e setores da UEM um questionário montado no Google Forms. A ideia é conhecer essas iniciativas para que a comunidade universitária possa construir novas formas de dialogar sobre ciência com a sociedade.

Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora de Mello Gonçales Sant’Ana, a intenção é criar uma rede. “Temos certeza que possuímos dezenas de ações em andamento que sequer conhecemos na universidade. São projetos de extensão, pesquisa, ensino, pós-graduação, disciplinas, jornais, oficinas, lives e tantas outras iniciativas. Queremos nos aproximar dos grupos envolvidos nelas e criar formas de trabalharmos em conjunto. Inclusive, para darmos visibilidade aos projetos e encontrarmos ‘linhas de financiamento para novas ações com maiores proporções. Sem contar que, a troca de informações sobre essas experiências pode fortalecer os diferentes grupos e incentivar a formação de novos divulgadores científicos”, explica a gestora.

Neeston Jornal novo

Experiências de popularização da ciência

Existem iniciativas que levam a ciência para a população em praticamente todos os setores da UEM.  O C2 – Conexão Ciência, por exemplo, que entrou no ar no dia 8 de julho, Dia Nacional da Ciência, reúne profissionais e estagiários ligados à PEC. O projeto tem como finalidade dar visibilidade à produção científica do Paraná e pretende ser o embrião para a criação da Rede Paranaense de Divulgação Científica, reunindo todas as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES).

Recentemente, também, o Newston Jornal foi oficializado como projeto de extensão de divulgação científica. A publicação é produto da ação de estudantes de graduação de Física, Arquitetura e Urbanismo e Letras da UEM. Ainda podemos citar as ações em educação financeira e neurociências desenvolvidas pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar, entre tantas outras iniciativas.

“Queremos organizar e integrar essas ações. Assim, professores e técnicos que possuam projetos de extensão, iniciativas, disciplinas e demais ações que promovam a popularização da ciência para a comunidade estão sendo convidados a preencher o formulário de pesquisa”, anuncia a assessora de Comunicação e Divulgação da PEC, Ana Paula Machado Velho. O documento pode ser acessado neste link.