2021 08 18 Visita professora Espanhola 7589

Departamento de Educação Física vem oferecendo todo suporte necessário ao estudo de análises de livros didáticos

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A reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu na manhã desta quarta-feira (18) a pós-doutoranda Irene Moya Mata, professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade de Valência, na Espanha.

Sua visita ao Brasil, país com o maior programa público de livro didático, teve o intuito de conhecer o sistema educacional e o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) na disciplina de Educação Física, promovendo uma análise dos conteúdos disponíveis nos livros sobre estereótipos corporais (raça, gênero, deficiência e idade) e os problemas de desinformação presentes nos textos e imagens dos livros didáticos.

“Na Espanha temos livros didáticos para professores e alunos. Cada aluno tem um livro didático de Educação Física para cada ano e muitos editoriais. A realidade brasileira é diferente: o livro didático é somente para o professor e o mesmo livro é usado para vários anos”, explica Irene Mata.

A pesquisadora ainda está em processo de análise das imagens dos livros didáticos e, por meio do Departamento de Educação Física da UEM, vem recebendo todo o suporte necessário para o estudo.

Para o reitor em exercício, Ricardo Dias Silva, essa integração entre pesquisadores de diferentes países proporciona um multiculturalismo que beneficia as instituições envolvidas, bem como as regiões e os países em questão.

 

Pesquisadora pretende levar projeto do CAP à Espanha

 

Neste processo de conhecimento do sistema educacional do Brasil, Irene pôde conhecer o Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) da UEM, que oferece o ensino fundamental e médio e se destaca como campo de estágio para os acadêmicos das diversas licenciaturas e espaço para formação e atualização de professores da educação básica, considerando a lógica de um Colégio de Aplicação.

“Na Espanha não existe essa relação tão direta entre professor da escola e o professor e alunos universitários”, esclarece Irene, que pretende levar o modelo de projeto do CAP para ser analisado e aplicado em escolas espanholas.