aula de japones nihongo kurasu

Para se inscrever é preciso ter conhecimento básico em língua japonesa

A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está com as matrículas abertas para novos alunos em 18 disciplinas gratuitas que serão ministradas de forma remota. Um dos cursos oferecidos é o NIHONGODAKEDE HANASHIMASHOU, que significa “vamos conversar/falar somente em japonês”.

A coordenação do Instituto de Estudos Japoneses (IEJ) notou que há muitos descendentes de japoneses matriculados na Unati, e que a maioria desses alunos, mesmo nascidos aqui no Brasil, é de uma geração da qual o principal idioma falado na infância com a família era a língua japonesa.

“Apesar de agora se comunicarem bem em português, eles sentem falta de oportunidades para continuar usando a língua japonesa, uma vez que com o passar das gerações, os filhos e netos já não falam mais em japonês. Com estas aulas eles terão a oportunidade de conversar com os demais participantes do curso usando a língua japonesa”, explica a professora e coordenadora do IEJ, Kiyomi Kimura Fugie.

As aulas serão ministradas pela instrutora de idiomas do Instituto, professora Camila Eiko Azeka, pela plataforma Zoom ou Google Meet. Os encontros são semanais e, em cada aula, será tratado um tema, como: infância, culinária, passatempo, entre outros. O assunto da conversa será sugerido pela professora ou pelos alunos.

O curso começa no dia 11 de agosto e se encerrará no dia 1° de dezembro. Os encontros serão às quartas-feiras, das 8h30 às 9h30. Para se candidatar, é preciso ter 60 anos ou mais, computador ou tablet com acesso à Internet e conhecimento básico da língua japonesa. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 de julho, neste link. Em caso de dúvidas, o e-mail para contato é: unati@uem.br.