estacao UEM Inverno2021

Novas ondas de frio podem vir até setembro devido à previsão de mais frentes frias do que houve no inverno passado

Segundo a Estação Climatológica Principal de Maringá (ECPM), da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima registrada no município foi de 1,8ºC nesta quarta-feira (30), com a ocorrência de geada, também sentida em boa parte do Paraná desde ontem (29), o que vem assustando. No prognóstico de inverno divulgado anteriormente pelo Inmet há destaque para uma frequência maior de frentes frias do que em relação a 2020, o que pode gerar mais ondas de frio.

A ECPM faz registros desde setembro de 1979 e é o local onde as medições são realizadas em condições adequadas, seguindo padrões internacionais. O frio literalmente congelante mostra que a semana foi iniciada com a “previsão de influência de um ar polar intenso, cujos efeitos na temperatura do ar e em outros elementos meteorológicos, como umidade, pressão e nebulosidade, poderiam influenciar [e influenciaram] o Sul do Brasil”, conforme explica a professora Cíntia Minaki, coordenadora científica da ECPM pela UEM.

Nas localidades mais planas, próximas de rios, as geadas foram menos intensas. E para os produtores rurais, que já vinham sofrendo por conta da estiagem do primeiro quadrimestre, com perda de cerca de 40% nas colheitas do milho safrinha em relação ao planejamento inicial, agora a situação deve se agravar, como prevê o engenheiro agrônomo Renato Watanabe, gerente-executivo técnico da Cocamar. “Na região de Maringá, a geada veio de moderada a fraca; na de Londrina, de moderada a forte”, aponta. Ainda não dá para dimensionar o impacto e os possíveis prejuízos, porém Watanabe garante que ocorrerá redução quantitativa e qualitativa na lavoura.

O Inmet informa que a temperatura mínima do inverno de 2021 registrada oficialmente até o momento em Cidade Gaúcha foi de 4,2ºC às 21h de ontem (29); veja, no vídeo abaixo, como o gramado do Câmpus do Arenito da UEM, em Gaúcha, estava às 8h30 de hoje (30):

A “friaca” continua

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê que “as condições atmosféricas seguem favoráveis para ocorrência de geadas em quase todas as regiões paranaenses, pois a intensa massa de ar frio continua predominando sobre o Paraná”. As geadas mais fortes para amanhã (1º) estão previstas para o Sul, Centro-Sul, Sudoeste e Campos Gerais (região de Ponta Grossa) do estado. O inverno começou à 0h32 de 21 de junho e ainda vai demorar para acabar: somente às 16h21 de 22 de setembro, quando, depois de um longo inverno, a florida primavera der as caras no Hemisfério Sul.

De acordo com previsões do Inmet e do Simepar, a temperatura mínima amanhã pode ficar entre 4ºC e 6ºC em Maringá, mantendo-se a possibilidade de geada fraca, e a temperatura não deve passar dos 21ºC. “A partir de sexta-feira [2 de julho], as temperaturas mínima e máxima tendem a se elevar, com manhãs em torno de 10ºC e tardes próximas dos 25ºC” declara Cíntia Minaki. “Haverá, portanto, o enfraquecimento do ar polar até o final de semana, e tempo estável, sem previsão de chuva. A sensação de desconforto térmico pode ser uma característica marcante em duas fases da onda de frio: durante o seu predomínio, devido à insuficiente adequação climática dos ambientes; e durante a dissipação da onda polar, devido à amplitude térmica diária mais elevada [diferença da mínima e da máxima ao longo do dia], o que causa riscos para a saúde”.