WhatsApp Image 2021 06 22 at 18.57.41

Água da chuva representa mais de 90% da água virtual utilizada na produção de frango e soja exportados

O Programa Justiça, Negócios, Finanças e Cidadania, projeto de extensão do Departamento de Direito Público (DDP), ligado ao Centro de Ciência Sociais Aplicadas (CSA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), abordará nesta sexta-feira (25), às 10h, ao vivo pela na rádio UEM FM 106,9, o tema “A importância da água virtual e a chuva nas exportações de alguns produtos da agropecuária”.

Os apresentadores, Marcelo Henrique Galdioli e Gisele Mendes, recebem Márcia Istake, professora do Departamento de Economia da UEM, que abordou o tema na tese de pós-doutorado.

A entrevistada abordará a importância da água virtual, em especial a água da chuva e seu ciclo hidrológico, que beneficia a produção agropecuária, o comércio e a segurança alimentar não somente no Brasil, mas também nos países que importam seus produtos.

Márcia explica que a água virtual não considera somente a água incorporada fisicamente ao produto, mas também aquela empregada direta e indiretamente no processo de produção e de seus insumos, incluindo a produção agropecuária, industrialização e demais etapas.

“Dada a importância da água da chuva para a produção da carne de frango e da soja, faz-se necessário que estudos adicionais sejam realizados buscando observar os impactos tanto da redução da floresta amazônica, que muito contribui por meio dos rios voadores, quanto do aquecimento global, no fornecimento de chuva nas regiões produtoras de milho e soja, hoje ingredientes fundamentais para produção de ração animal”, justifica Márcia.

A transmissão tem início às 10h pela rádio UEM FM 106,9 e Fecebook, fincando disponível no YouTube. Os ouvintes poderão participar enviando perguntas e comentários via WhatsApp (44) 9 9921-4777 e e-mail: gmcarvalho2@uem.br