Será abordado prevenção e diagnóstico da doença; inscrições podem ser feitas até 06 de julho pelo público geral
Promovido pela Liga Acadêmica de Oftalmologia (LAOFT) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pelo Grupo de Pesquisa em Toxoplasmose, o curso de extensão “Capacitação sobre a toxoplasmose com ênfase em toxoplasmose ocular” tem por objetivo preparar os alunos da LAOFT para atuarem na prevenção e no diagnóstico da doença. Ele é aberto à comunidade acadêmica interna e externa à UEM. Inscrições são gratuitas.
O curso também tem por finalidade passar conhecimentos a respeito da biologia do Toxoplasma gondii, transmissão e prevenção, manifestações da doença, diagnóstico e tratamento; introduzir os participantes quanto à patogenia e imunologia da doença; elucidar a toxoplasmose gestacional, congênita e ocular, incluindo tópicos sobre o diagnóstico e manejo das lesões na toxoplasmose ocular. Ele é composto por 2 módulos, divididos em 11 aulas, sendo duas por mês.
Segundo Mariana Itikawa, diretora-presidente da LAOFT, duas das 11 aulas já foram ministradas, apesar disso, os interessados em fazê-lo podem efetuar as inscrições aqui, até o dia 06 de julho. “O critério para emissão de certificados é a presença em 8 das 11 aulas. Como já tivemos 2 aulas, ainda conseguimos emitir certificado caso a pessoa se inscreva agora e assista às próximas aulas”, explica Itikawa.
Além do mais, os interessados que perderam as aulas podem assisti-las no YouTube.
Os certificados serão emitidos pela Diretoria de Extensão (DEX) àqueles que tiverem o mínimo de 75% de presença nas aulas.
Confira a programação:
Aulas do módulo 1: Noções gerais da toxoplasmose (datas confirmadas)
Julho
8 de julho, quinta-feira - Imunologia da toxoplasmose.
22 de julho, quinta-feira - Patogenia da toxoplasmose.
Agosto
5 de agosto, quinta-feira - Toxoplasmose gestacional.
19 de agosto, quinta-feira - Toxoplasmose congênita.
As aulas do módulo 2 sobre toxoplasmose ocular ainda não foram definidas e serão divulgadas no decorrer do curso. Neste módulo serão trabalhados a anatomia ocular; uveíte; toxoplasmose ocular; anatomia da retina; e retinografia - normal e alterada.