Prointe

Apesar dos desafios, adaptações de atividades em Ensino, Extensão e apoio acadêmico deram resultados positivos

O Programa de Integração Estudantil (Prointe) continuou a realizar atividades durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em 2020. Atualmente vinculado à Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Estadual de Maringá (PEN/UEM), as ações do programa, que incluem atividades de Ensino, de Extensão e de apoio acadêmico, foram adaptadas para atender da melhor forma estagiários e alunos.

Aquisição de metodologias ativas e ambientes virtuais de trabalho, como a plataforma do Google Classroom, Google Meet, softwares e programas de edição de textos e vídeos, auxiliaram no desenvolvimento de materiais didáticos e nos encontros. Além disso, a criação de grupos de WhatsApp possibilitou o engajamento entre os envolvidos, demonstrando maturidade e preocupação dos preceptores com o desempenho e participação dos alunos.

Atendimento em preceptoria pelo Google Meet

As experiências do Prointe durante o ERE foram avaliadas pela coordenadora geral, Jani Moreira (PEN), e os onze coordenadores de área que atuam no programa. Todos relataram o comprometimento com o programa por parte dos estagiários, os quais se esforçaram para realizar o trabalho com qualidade e poder atender às demandas dos alunos com dificuldade.

O programa funcionou não só no câmpus sede da universidade, mas também nos câmpus regionais de Cianorte (cursos de Design e Pedagogia), Goioerê (Licenciatura em Física, Engenharias de Produção e Têxtil), Umuarama e Ivaiporã (cursos de Educação Física e Serviço Social). Também houve atendimento aos estudantes indígenas nas disciplinas de Matemática e Bioquímica, parceria entre Prointe e a Comissão Universidade para os Índios (Cuia).

Por servir tanto aos alunos estagiários, que têm a possibilidade de aprendizagem docente extracurricular, quanto aos participantes graduandos e pós-graduandos pelo ensino de leitura instrumental e disciplinas básicas, o programa é de extrema importância para a universidade. A participação e engajamento dos envolvidos, a capacidade de adaptação ao novo modelo educacional, a disposição em adquirir equipamentos novos e o desafio de abordar conteúdos de maneira acessível mas que ainda despertasse os interesse dos alunos geraram resultados positivos para toda a equipe. Isso corrobora para a relevância do trabalho desenvolvido pelo programa.

Preceptorias e Oficinas – As disciplinas das quais os estudantes da graduação encontram maior dificuldade de aprendizagem para seu completo cumprimento e aprovação são trabalhadas pelos estagiários. Dentre elas estão: Física Geral, Eletromagnetismo, Física Aplicada, Cálculo Diferencial e Integral, Lógica e Teoria dos conjuntos, Matemática, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Probabilidade, Estatística Computacional, Inferência, Estatística, Bioestatística, Estatística Econômica, Geometria Aplicada ao Design, Prática e Estudos Integradores em Educação, Fundamentos da Educação Física, Anatomia, Política Social, Bioquímica e Química. Bem como Oficinas de Línguas e Matemática, ofertadas para estudantes da graduação e pós-graduação, nas áreas de Francês Instrumental, Inglês Instrumental, Língua Portuguesa, Português para Estrangeiros e Matemática Básica.

Para o adequado funcionamento, o programa conta com a atuação da coordenadora geral, Jani Moreira, 65 bolsistas de cursos da graduação, 32 supervisores e 11 coordenadores de área.

prointe professores

Parte da equipe do Prointe, formada pela coordenadora geral e os 11 coordenadores de área

Matéria realizada com supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC-UEM).