CURSO PCA AESMAR

Segundo encontro acontece em junho, de forma remota

Um grupo formado por representantes da Associação de Educadores Sociais de Maringá (Aesmar) e do Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), participa do curso “Formação de Formadores: Educação de Rua com enfoque de direitos e perspectiva de gênero”. A iniciativa de caráter internacional envolve educadores e educadoras sociais e especialistas de diversas organizações, redes de defesa e promoção dos direitos humanos de diversos países do mundo.

O curso faz parte das atividades do “Projeto Américas” e tem a participação da Aesmar em parceira com o PCA. A promoção é da rede de educadores sociais de rua Dynamo International Street Workes Network, composta por organizações de mais de 50 países de diferentes continentes, e da Dynamo Américas, constituída por organizações de dez países do continente americano: Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, México e Venezuela. A iniciativa ainda conta com o apoio financeiro do Projeto Erasmus, da União Europeia.

veronica muller dynamo uem

Rede - “O objetivo comum entre as organizações citadas é fomentar a formação de educadores e educadora sociais locais, tendo como meta o fortalecimento de políticas e redes locais, nacionais e internacionais de defesa e promoção dos direitos humanos. Nosso foco é a promoção da educação social relacionada às temáticas da situação de rua, igualdade de gênero e garantias de direitos na infância, adolescência e juventude”, explicou a educadora e docente aposentada da UEM, Verônica Regina Muller (foto acima), atual presidente da Aesmar e coordenadora da Dynamo Américas, que também atua como ministrante no curso.

O primeiro módulo de aulas foi oferecido nos dias 25, 26 e 27 de maio e o segundo está marcado para os dias 8 e 9 de junho. As atividades estão ocorrendo por meio de uma plataforma virtual e são restritas a convidados e profissionais de Maringá e região: João Donizete Francisco Álvaro, Maria Jovina Neves Jardini Marques e Marilze Brandão Assis, membros da Aesmar; Luciane Margarida Lima Pereira, Daniela Aparecida dos Santos, Alcides Alencar Albuquerque e Valdinei Machado da Cruz, da Secretaria Municipal da Assistência Social de Maringá; e João Francisco Freire Neto, do Conselho Tutelar do Município de Sarandi.

Texto produzido em colaboração com o estagiário da PEC/PCA, Rafael Assunção, aluno do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.