Hemocentro UEM 4576 2

A pesquisa foi aplicada por meio de um questionário preenchido após o atendimento

A pesquisa de satisfação realizada no ano passado com os doadores de sangue do Hemocentro de Maringá apontou um índice de aprovação do serviço prestado de 99,85%. Além disso, também foram averiguados a satisfação dos pacientes do ambulatório de hematologia e das unidades hospitalares conveniadas que alcançaram 97,63% e 95,20% respectivamente. Esses índices vêm se mantendo nesses patamares desde o início da realização das avaliações.

Ao todo a pesquisa teve a participação de cerca de 500 usuários entre doadores e pacientes, número inferior em relação aos anos anteriores que era de aproximadamente 1000 pesquisas ao ano, isso se deu em virtude da pandemia. A pesquisa foi aplicada por meio de um questionário físico que os usuários preencheram e depositaram em uma urna após o atendimento. 

Neste ano, a pesquisa foi remodelada e está sendo realizada por meio de um formulário eletrônico, disponível continuamente a todos os usuários do Hemocentro. Dentre os aspectos avaliados estão a qualidade técnica e atenção da equipe, tempo de atendimento, conforto e limpeza das instalações. O resultado final da pesquisa auxilia na identificação de oportunidades de melhoria e na elaboração de novos planos de ação.

Segundo Sandra Schiller que atua na Gestão da Qualidade, o Hemocentro de Maringá já vinha realizando pesquisas de satisfação periódicas junto aos seus principais usuários para conhecer as suas expectativas em relação ao serviço prestado, desde o início da implantação da gestão da qualidade em 2010.  “A pandemia afastou os doadores de sangue por diversos motivos e a manutenção dos estoques que já era considerado um desafio se tornou preocupação constante. Estratégias para captar e fidelizar os doadores tiveram que ser implementadas para garantir um estoque seguro e enfrentar este período crítico, e a pesquisa de satisfação é uma ferramenta muito útil para interagir com os clientes e estabelecer estratégias para a melhoria continua do serviço”, ressalta.

Para Sandra, entender o que o deixa o doador de sangue satisfeito, contribui para a sua fidelização para que não falte sangue aos serviços, para aprimorar o perfil das doações, garantindo a qualidade do sangue coletado e transfundido.