bitucas de cigarro 51524 9026

O Prime tem por objetivo incentivar a criação de empresas inovadoras, ao fomentar a cultura empreendedora no ambiente acadêmico oferecendo apoio aos pesquisadores titulares de patente. Projeto desenvolvido na UEM produz, a partir de bitucas de cigarro, o hidrocarvão modificado

O projeto "Produção de hidrocarvão modificado a partir de bitucas de cigarro para adsorção de corantes em efluentes" desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Rinaldi Research Group, liderado pelo Prof. Dr. Andrelson Wellington Rinaldi, do Departamento de Química (DQI), foi selecionado para participar da 1ª edição do Programa de Apoio à Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime). O trabalho foi fruto da Iniciação Cientifica realizado pelo aluno de Licenciatura em Química, Rogerio dos Santos Maniezzo, orientado por Rinaldi e co-orientado pelo aluno de doutorado à época, Hugo Henrique Carline de Lima.

O projeto, que já teve a sua patente depositada (pedido nº BR 10 2019 019637 8 A2) no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), trata da produção de um hidrocarvão modificado para ser utilizado na adsorção de corantes em efluentes.

“São vários os benefícios do projeto. Pode-se destacar, por exemplo, a destinação correta para as bitucas de cigarro, pois hoje ainda não existe uma política quanto a aplicação desse material, assim, uma alternativa economicamente viável para o descarte correto, seria o emprego das bitucas como matéria prima na produção de hidrocarvões para ser empregado no tratamento de efluentes industriais. Este material é uma nova opção para o tratamento dos resíduos das lavanderias ou na adsorção de outros rejeitos industriais”, explica Maniezzo.

Vale ressaltar que este projeto, devido a sua vertente inovadora e resultados promissores, foi premiado na área de materiais na SBQ/2019 – Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química que aconteceu em Joinville em 2019.

Sobre o Prime

O Prime foi criado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e conta com parceria da Fundação Araucária e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).

É um projeto que tende a incentivar a criação de empresas inovadoras, fomentando a cultura empreendedora no ambiente acadêmico ao oferecer apoio aos pesquisadores titulares de patente, a partir da transferência dos resultados das pesquisas acadêmicas realizadas nas universidades estaduais para o mercado, contribuindo dessa maneira com o desenvolvimento econômico e social de todo o Estado.

“Queremos estimular novas habilidades e competências empreendedoras nas universidades estaduais, adotando o empreendedorismo como estratégia de negócio, para apoiar novas soluções tecnológicas no território paranaense”, justifica o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.

Os projetos aprovados receberão mentoria e acompanhamento, passando por fases classificatórias como viabilidade, mercado, demo day e pré-aceleração, conforme os critérios de julgamento estabelecidos em edital.

Nesta segunda-feira (19), às 18h, os 21 projetos aprovados das sete Universidades Estaduais do Paraná participarão de uma cerimônia on-line de recepção. Após a cerimônia os participantes terão o 1º Workshop do Prime.

A cerimônia será transmitida pelo Zoom e pode ser visualizada aqui.