WhatsApp Image 2021 04 16 at 11.27.22

A aquisição faz parte de um projeto com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) em conjunto com a Superintendência Geral de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (Seti); objetivo é equipar os núcleos de Educação a Distância do Estado

O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá (Nead-UEM) recebeu 36 novos microcomputadores, 5 notebooks, 22 cadeiras fixas, 21 cadeiras de base giratória e 2 ares-condicionados que permitirão melhor qualidade e tecnologia ao trabalho desenvolvido, além de mais conforto aos nossos funcionários e professores. Essa aquisição supre uma das principais demandas do Nead, principalmente, das divisões de Mídias e de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Além de beneficiar os cursos da Educação a Distância, os novos equipamentos também serão utilizados para o Ensino Remoto, já que o Nead vem auxiliando professores e alunos da instituição desde o início das atividades on-line, proporcionando diversos cursos de extensão e capacitação. Com a abertura de novas vagas tanto na graduação quanto na pós-graduação da EaD, a professora Josimayre Novelli, diretora do Nead-UEM, explica como os equipamentos suprirão uma forte demanda. “A aquisição desses equipamentos para o Nead supriu uma das carências do núcleo, considerando que os microcomputadores já estavam defasados. Desde o início da minha gestão uma das metas é a aquisição de novos computadores e equipamentos para a Divisão de Mídias e TIC. Assim, essa parceria das universidades estaduais com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) nos proporcionou a elaboração de um projeto colaborativo que foi aprovado junto à Seti para a aquisição desses equipamentos. O governo do estado do Paraná reconheceu todo o trabalho e o esforço dos núcleos de educação a distância das IES para atender não somente os cursos da EaD, mas também todos os cursos presenciais e as diversas demandas da universidade nesse cenário de Ensino Remoto Emergencial”.

O investimento faz parte de um recurso destinado para a aquisição de equipamentos eletrônicos que venham trazer mais qualidade tecnológica na Educação a Distância e também para o Ensino Remoto das 7 Universidades Estaduais. Os Núcleos ou Centros de Educação a Distância das Instituições de Ensino Superior (IES) fazem parte da UVPR, uma rede com o objetivo de ampliar a oportunidade de vagas na Educação a Distância, com ensino público e de qualidade para o maior número de pessoas possível. “O trabalho dos núcleos de educação a distância em parceria com a UVPR tem nos trazido muito benefícios, dentre eles essa aquisição de novos equipamentos, além de vários projetos, cursos e eventos que estão sendo desenvolvidos para dar suporte tecnológico, didático e pedagógico a todas as IES do Paraná”, comenta a diretora.

Os novos equipamentos que chegaram foram recebidos pela Diretora do Nead, Profa. Josimayre Novelli, pelo Prof. Julio Damasceno, Reitor da UEM e também pelo Prof. Ricardo Dias, vice-reitor da Universidade, no anfiteatro do Nead-UEM, Bloco H-01.