2021 03 30 Elyson Liberati 7526

Dentre oito trabalhos inscritos, Elyson Liberati obteve a primeira colocação no concurso de Melhor Tese de Doutorado

O professor do Departamento de Engenharia Civil (DEC), Elyson Liberati, recebeu na noite desta terça-feira (30), na abertura do 62º Congresso Brasileiro de Concreto, o prêmio de Melhor Tese de Doutorado na Área de Estruturas no concurso referente ao período 2018 - 2020, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon).

O trabalho intitulado “Análise de confiabilidade de lajes lisas de concreto armado submetidas à punção” foi desenvolvido durante seu doutorado e defendido em janeiro de 2019 na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A tese teve por objetivo aplicar os conceitos das teorias de probabilidade e de confiabilidade na avaliação dos principais modelos normativos de dimensionamento de ligações laje-pilar submetidas à punção.

Segundo Liberati, o estudo envolveu 249 resultados experimentais de carga de ruptura de lajes lisas com diferentes características físicas e geométricas. Os algoritmos de confiabilidade utilizados foram o Método de Simulação de Monte Carlo (MCS) e o Método de Confiabilidade de Primeira Ordem (Form).

“Me sinto muito honrado por ter recebido o Prêmio de Melhor Tese na área de Estruturas, pois se trata de um dos maiores prêmios de reconhecimento de pesquisa especificamente da área de engenharia no país” explica Liberati.

A tese apresentou excelente parecer dos avaliadores da comissão, sendo avaliada como “bem estruturada e trabalho bastante extenso, envolvendo análises experimentais e modelos de confiabilidade, sobre punção em laje de concreto armado. O tema é atual, e os resultados têm aplicação prática. A revisão bibliográfica está adequada ao tema de interesse. É um trabalho que contribui para a qualidade de vida do brasileiro, tem aplicação prática, função educativa e o conhecimento está sendo transferido de forma adequada ao meio técnico. Considerando as questões indicadas como parâmetros para escolha, a tese cumpre melhor todos os critérios”.