ECI 3

Serão apresentados os programas Edge e BRaVE. Período de inscrições está aberto

O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove nos dias 22 e 23 de abril o evento Palestras sobre Intercâmbio Virtual de Aprendizagem Internacional".

Segundo Marcio Pascoal Cassandre, coordenador do ECI, o objetivo do evento é apresentar o Programa Brasileiro de Intercâmbio Virtual (BRaVE), que tem por finalidade estabelecer o contato intercultural entre os alunos para a realização de trabalhos colaborativos sobre os conteúdos que estão aprendendo em seus cursos de graduação ou pós-graduação, em uma aprendizagem colaborativa; e o programa Experiential Digital Global Engagement (Edge), da Pennsylvania State University, dedicado a incentivar a realização de projetos em colaboração virtual com parceiros selecionados.

A UEM fará parte deste programa e docentes de várias áreas de conhecimento poderão manifestar interesse em participar, com seus alunos, de projetos colaborativos com docentes e acadêmicos daquela universidade.

O evento faz parte das atividades desenvolvidas pelo setor Internacionalização em Casa (IeC) do ECI que busca oportunidades de aprendizagem, conhecimento e trocas com instituições internacionais, sem que professores, estudantes e técnicos tenham que se deslocar para outro país. As trocas acontecerão em espaço remoto, sem a necessidade de investimento financeiro, na língua que melhor se adapta às demandas do grupo, e o melhor, o interesse em resolver um problema ou ampliar a compreensão sobre um conteúdo de forma coletiva e multidisciplinar, comenta Cassandre.

A professora Luciana Cabrini Simões Calvo, responsável pelo Setor de Internacionalização em Casa, complementa que por meio de projetos virtuais  internacionais de aprendizagem colaborativa, como o Edge, membros da comunidade acadêmica poderão se engajar em atividades de internacionalização, ao interagir com professores e alunos de outros contextos para que juntos desenvolvam um projeto colaborativo. É uma oportunidade para várias pessoas vivenciarem experiências interculturais e internacionais em casa””.

Todos os docentes da UEM são convidados para o evento, contribuindo para a consolidação das parcerias e para a interação com os proponentes dos programas.

As palestras ocorrerão em dois dias, com a seguinte programação:

22/04, às 14h30, palestra 1 - "BRaVE: intercâmbio virtual como estratégia de internacionalização em casa", ministrada pela Profa. Ana Cristina Biondo Salomão (UNESP).

23/04, às 15h, palestra 2 The Edge Project/ Penn State University, ministrada em inglês pela Profa. Tiffany MacQuarrie (Penn State).

As inscrições podem ser efetuadas aqui.