foto villani dmu

Músico completou 90 anos, em 2020

O Departamento de Música e Artes Cênicas, da Universidade Estadual de Maringá (DMC/UEM), realiza sexta-feira, dia 19, um evento de extensão on-line em homenagem aos 90 anos do pianista e compositor Edmundo Villani-Côrtes.

O mineiro de Juiz de Fora, Villani-Côrtes cresceu rodeado de músicos amadores, aos 22 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para ingressar no Conservatório Brasileiro de Música e formalizar seus estudos em piano. Tocou em casas de espetáculo e integrou a orquestra da Rádio Tupi, sob a regência do maestro Orlando Costa (Cipó). Ao finalizar os estudos no Rio de Janeiro, onde esteve à frente do Conservatório Estadual de Música, volto a Minas. Ali estreou o Concerto para Piano e Orquestra, executado pela Orquestra Sinfônica de Juiz de Fora. Villani-Côrtes integrou as orquestras das rádios Bandeirantes, Record e Gazeta como pianista. Em 1970, ingressou na Orquestra da Rádio Tupi e na equipe musical do programa de entrevistas Jô Onze e Meia, no SBT.

Em 2014, foi eleito para a Academia Brasileira de Música, instituição em que ocupa a cadeira de número 11. Suas obras foram premiadas em diversas ocasiões: na Feira Livre de Música Popular Brasileira, realizada na Cidade do México (1981); no centenário de Mário de Andrade (1993); e recebeu menção honrosa no Noneto, evento realizado em Munique, na Alemanha (1978).

Homenagem – Por toda essa trajetória, o curso de Instrumento, habilitação em Piano, da graduação em música da UEM decidiu homenagear o compositor. O concerto on-line promovido pela UEM contará com a participação de nove pianistas, sob a coordenação e supervisão do professor Alfeu Araújo.

O vídeo apresenta os Prelúdios e Interlúdios de Villani-Côrtes. O projeto artístico tem como objetivos ofertar aos estudantes o conhecimento dos aspectos técnico, artístico e histórico do repertório do compositor; e destacar a indiscutível importância do pianista mineiro, que completou 90 anos de vida, em 2020.

“Os prelúdios e interlúdios de Villani-Côrtes apresentam um conjunto de procedimentos técnicos revestidos da musicalidade nacional de caráter erudito e popular, ao traçar uma síntese da formação e criatividade do compositor. O grupo de pianistas teve, através de uma aula on-line, contato direto com o compositor, abordando inúmeros assuntos ligados a este repertório e à ação da performance. Desta forma, o evento de extensão on-line reúne a importante ação reflexiva e prática, ao reforçar o ato da produção artística como resultado do trabalho científico, atrelado à valorização da música nacional brasileira”, explica o professor Araújo.

Ele ainda lembra que o formato on-line é justificado pelo momento atual marcado pela pandemia da Covid-19, respeitando as possibilidades de produção artística por meio do necessário distanciamento social.

O evento será gratuito. A estreia está marcada para às 13h30, do dia 19 de março, com transmissão pela plataforma Youtube, neste link.