garrafas de leite 1

O processo envolve preparação de estruturas microporosas a partir do PET das embalagens multicamadas

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) já tem assegurado os direitos de propriedade intelectual de um invento, na área de Química, cujo resultado foi a extração do PET das embalagens, aplicando-o na síntese de estruturas metalorgânicas, podendo ser aplicadas na captura e armazenamento de gases, purificação de gás de exaustão e de gás natural, e ainda na catálise heterogênea.

Emitida no dia 18 de fevereiro, foi a primeira carta patente conquistada pela UEM neste ano, emitida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O título do invento é “Processo de preparação de estruturas metalorgânicas porosas utilizando embalagens multicamadas como fonte de ácido tereftálico”.

O objetivo da pesquisa foi reciclar o PET (Politereftalato de Etileno) de embalagens multicamadas, aplicando este na síntese de estruturas metalorgânicas (MOF’s). Para a extração do PET das embalagens, foi feito um tratamento com acetona em meio básico. Após este processo, o PET obtido foi despolimerizado por reação de hidrólise em meio básico.

Reações de hidrólise de PET produzem ácido tereftálico, portanto, este foi utilizado para a síntese de estruturas metalorgânicas, ou seja, estruturas cristalinas microporosas formadas por uma rede tridimensional de íons de metais de transição ligados por ligantes orgânicos que apresentam grande área superficial e grande volume de poro.

Os responsáveis pelo processo são os pesquisadores Silvia Luciana Fávaro Rosa, Murilo Pereira Moisés, Eduardo Radovanovic, Emerson Marcelo Girotto, Pedro Augusto Arroyo, Joziane Gimenes Meneguin, Andrelson Wellington Rinaldi, Cleiser Thiago Pereira da Silva, Thiago Amaral Ganzerli, Vitor Anthony Duarte.

Eles explicam que embalagens que apresentam diferentes materiais poliméricos e resinas na sua composição são de difícil reciclagem. A presença de duas ou mais resinas impossibilita sua reciclagem por extrusão.

Outras informações sobre podem ser obtidas pelo e-mail nit@uem.br ou pelos telefones (44) 3011-3861 e 3011-5473.