CATOLICISMO

Evento terá palestras on-line a partir do dia 10 de março, numa parceria do DHI da UEM com a Universidade de Passo Fundo

Começaram, nesta segunda-feira (1º), as inscrições para o Ciclo de Palestras “Catolicismos na contemporaneidade”, evento realizado pelo Departamento de História (DHI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), sob coordenação da professora Vanda Serafim.

Vanda também coordena o Grupo de Pesquisa em História das crenças e das ideias religiosas (HCIR/CNPQ/UEM) e ainda é uma das coordenadoras do Laboratório de Estudos em Religiões e Religiosidades (LERR/UEM).

O ciclo tem como objetivo oportunizar a divulgação e diálogo sobre as crenças religiosas na contemporaneidade, em especial os catolicismo, envolvendo pesquisados da temática. 

Segundo a organização, “ao considerar que as religiões são produto/produtoras das distintas sociedades históricas, torna-se necessário compreender os seus diferentes discursos e representações que contribuem para elaboração e significação das diversas sociedades históricas”.

O evento terá palestras em ambiente virtual (Google Meet) que visam discutir crenças cristãs/católicas na contemporaneidade. Para tanto, contará com palestrantes/pesquisadores que abordarão os temas: católicas pelo direito de decidir; representações do feminino no cristianismo, juventude e catolicismo e religião e política. 

As conferências ocorrerão nos dias 10, 17, 24 e 31 de março, a partir das 17 horas, e terão duração de 60 minutos, em média, com posterior espaço aberto para diálogo, dúvidas e esclarecimentos. 

O prazo de inscrição termina no dia 5 de março (sexta-feira). Os inscritos serão avaliados pela freqüência ao evento. O endereço do ciclo de palestra pode ser acessado pelo link do Google Meet. 

Gratuito, o evento é promovido em parceria com a Universidade de Passo Fundo (RS), por meio do Laboratório de Estudo das Crenças. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: vfserafim2@gmail.com.

Programação

Católicas pelo direito de decidir

10 de março, às 17 horas

Professor Rodrigo Toniol (UFRJ)

Representações do feminino no cristianismo

17 de março, às 17 horas

Professor Rodolpho Bastos (UFSC)

Juventude e catolicismo

24 de março, às 17 horas

Professora Mariane Rosa Emerenciano da Silva (UEM)

Política e religião

31 de março, às 17 horas

Professora Gizele Zanoto (UPF)