O convênio beneficiará cães da PM de Maringá e Cianorte

A equipe de residentes do Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Maringá (HVU/UEM), em Umuarama, realizou os primeiros atendimentos a cães da Polícia Militar do Paraná. A ação de extensão ocorreu na manhã de quarta-feira (24) e é fruto de um convênio entre a Universidade e a PMPR.

No dia 8 deste mês, a reitoria da UEM participou de uma reunião com o capitão Deoclecio Aires Barbosa, coordenador do Centro Veterinário da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR). O objetivo era projetar uma parceria para atendimento clínico e cirúrgico para os cães policiais da cidade de Maringá e Cianorte. Menos de vinte dias depois, a iniciativa se tornou realidade e beneficiará parte dos 168 cães sa Polícia de todo o Estado. Segundo Aires, “a PM tem veterinários, mas não atuam em cirurgias e essa parceria vem de encontro com nossas necessidades.”

ABERTURA

Adriana Pinto, docente do Departamento de Medicina Veterinária e Diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), acompanhou o atendimento, no HVU, em Umuarama. Segundo ela, quatro animais passaram por um check-up. “Esse é o início da parceria. Disponibilizamos o atendimento a todos os cães da Polícia Militar de Maringá e Cianorte. Eles virão até o Hospital de acordo com a demanda de cada município”, explicou a professora.

A ação foi assistida pelo coordenador do HVU, Max Gimenez Ribeiro, que anunciou que um dos animais precisou realizar uma pequena cirurgia em um dos olhos, mas foi liberado no mesmo dia, no fim da tarde. De acordo com Ribeiro, “o convênio tende a enriquecer o campo de atuação dos residentes com a ampliação de atendimentos em casos mais complexos”.